Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Charges

Piauí registra crescimento de 304% nos casos de covid-19; Teresina tem 247% dos positivados

Estado teve um aumento de 500% no número de óbitos em decorrência das complicações do vírus.

Compartilhar

 

O Piauí registrou um crescimento de 304%, na média móvel dos últimos 14 dias, no número de casos positivos de covid-19, segundo dados do Boletim Epidemiológico Semanal da 47ª semana (20 a 26 de novembro). O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (29). Em Teresina foi registrado um aumento de 247% na taxa de positivados, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde.
 
Segundo a Sesapi, o Piauí teve um aumento de 500% no número de óbitos em decorrência das complicações do vírus. Para frear o aumento da doença, o Governo do Estado do Piauí seguiu a determinação do Comitê de Operações Emergências (COE) e determinou a volta do uso de máscaras em ambientes fechados. A medida já está em vigor.
 
No decreto publicado, está determinado, em todo o Estado do Piauí, o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados, públicos ou privados. O documento também mantém a decisão do decreto anterior, sobre a obrigação do uso das máscaras em unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); além de transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como, táxis e transportes por aplicativos.
 
“O Governo do Piauí sempre esteve atento as recomendações do COE, e com esse crescimento dos números de casos em nosso estado, ficou estabelecido a retomada da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados públicos e privados. Pedimos à nossa população, que sempre nos ajudou no combate à pandemia, que siga essas determinações, para que possamos frear o avanço da Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.
 
O decreto estabeleceu como facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.
 
“É muito importante, que a população siga também as outras medidas preventivas para barrar esse avanço da doença. Como a lavagem de mão e evitar as aglomerações, sabemos que estamos em um momento de copa do mundo, e próximo às festas de final de ano, mas é preciso está protegido também colocando o seu esquema vacinal em dia, que é fundamental para a redução das gravidades da doença e claro reduza as hospitalizações e os óbitos pela doença. Por isso procure um posto de vacinação e se proteja”, disse o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.
 
Segundo o Boletim Epidemiológico Semanal Covid-19, da 47ª semana, os casos de Covid-19 subiram de 159 na 46ª para 412, com variação nos últimos 14 dias de 304%. Já os óbitos passaram de 03 para 06, passando por uma variação nas duas últimas semanas de 500% de alta.
 
Outro indicador que também está em alta é a taxa de positividade dos testes de RT-PCR, que saiu de 0,94 na 46ª semana, para 1,38 na 47ª semana. As internações em decorrência da Covid-19 também estão em alta, a ocupação de leitos clínicos saltou de 40 para 49 na última semana, as UTI’s estão com 17 pacientes, na 46ª semana 16 pacientes ocupavam uma unidade, somente os leitos de estabilização apresentaram queda, saindo de 02 pacientes internados para 01.
 
Teresina registra aumento de 247% no número de casos de covid
Teresina registrou um aumento de 247% no número de casos positivos de covid-19, segundo dados do Painel Situacional da 47ª semana epidemiológica de 2022, do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
 
A demanda por RT-PCR aumentou 157%, o nível de positividade dos testes aumentou 29%. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou que a análise foi feita entre os dias 20 e 26 de novembro. “Nosso alerta é de preocupação com o aumento de casos que pode gerar demanda por leitos e se repetir o que já vimos em fases anteriores da pandemia", disse.
 
As hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram aumento de 18%. O nível de transmissão da Covid está em faixa verde (baixo0, mas considerando-se a possibilidade de subnotificação de casos, é possível que o nível de transmissão se encontre no nível médio (faixa amarela).
 
*Com informações da Sesapi e FMS

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Charges