Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Anvisa aprova duas novas vacinas bivalentes para dose de reforço contra Covid-19

As vacinas oferecem proteção contra mais de uma cepa de um vírus.

Compartilhar

 

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso temporário e emergencial de duas vacinas bivalentes contra Covid-19. As vacinas são da empresa Pfizer (Comirnaty) e devem ser aplicadas como dose de reforço na população a partir de 12 anos.
 
Aprovadas no último dia 22 de novembro,  bivalentes já foram aprovadas em mais de 33 países e oferecem proteção contra mais de uma cepa de um vírus:
 
Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1.
Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.
 
Os Municípios devem receber as vacinas em breve e devem se atentar para as seguintes características:
 
Frasco de Vacina identificado por tampa na cor cinza trará no rótulo o nome: Comirnaty® Bivalente BA.1 ou Comirnaty® Bivalente BA.4/BA.5. Cada frasco possui seis doses e a vacina não deve ser diluída e são indicadas como reforço para a população a partir de 12 anos de idade. As doses devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior. Com validade de 12 meses, devem ser estocadas de -80°C a -60°C ou de -90°C a -60°C, podendo ser armazenada em geladeira, entre 2°C e 8°C, por um único período de até dez semanas, não excedendo a data de validade original.
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que as vacinas monovalente, as já disponíveis nos Municípios, ainda mantêm a efetividade contra a doença na forma grave e óbitos, desde que as doses sejam aplicadas conforme a recomendação do Ministério da Saúde. Os estudos indicam que as doses de reforço das vacinas monovalentes restauraram a proteção contra desfechos graves associados à Ômicron.
 
Fonte: EBC

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Saúde