Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Alunos de São Miguel do Tapuio realizam aula passeio na cidade de Pedro II, para estudo sobre a Opala

Alunos pertencentes à Rede Municipal de Ensino – Colégio Palácio da Educação.

Compartilhar

 

Na última quinta-feira,10 de novembro, estudantes pertencentes à Rede Municipal de Ensino, matriculados na Unidade Escolar Palácio da Educação, sede do Município de São Miguel do Tapuio, participaram de uma aula passeio com destino a cidade de Pedro II, Piauí.

Com um percurso de mais de   160 km, os alunos realizaram a atividade escolar juntamente com uma equipe de professores, para buscar conhecimento sobre o impacto ambiental causado em consequência da extração da Opala, pedra preciosa conhecida por produzir lampejos das sete cores do arco-íris, e que tem sua maior jazida brasileira no município piauiense Pedro II, lugar visitado pelos estudantes sãomiguelenses.

A aula foi coordenada pelas professoras Paizinha Mendes e Silvana Maia e contou ainda com a participação das Coordenadoras Lucinha Araújo e Etiele Rodrigues e da professora Gracinha.

Segundo pesquisadores, apenas 10% da opala de Pedro II foi explorada. As pedras são extraídas durante o período em que cessam as chuvas na região. Os garimpeiros dependem da sorte: as pedras são encontradas ao acaso, e há aqueles que já passaram anos sem encontrar uma sequer.

 

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Educação