O vereador Antonio de Aragão Paiva Júnior, em Boletim Informativo emitido na manhã desta segunda-feira 30/05, trouxe à tona uma realidade na área da Saúde do Município São Miguel do Tapuio, após, conforme o edil, uma averiguação in loco da situação existente nos principais bairros da cidade, mais precisamente no setor de Saneamento Básico. Paiva Júnior disse à reportagem do Tapuio Notícias, que viu de perto a realidade triste de inúmeras famílias desses bairros tendo que conviver com esgoto a céu aberto, lixo acumulado em vias públicas, água parada em ruas, com sérios riscos de contrair doenças como a dengue e outras aos moradores. “Essa situação não condiz com o que fora orçado pelo gestor público municipal nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, num montante de R$ 3.553.689,41 onde deveria ter investido mais nesse setor, já que o mesmo, além de ser prefeito, é da área médica” – salientou o parlamentar.
Confira na íntegra o Boletim Informativo do vereador Paiva Júnior:
"Saneamento básico é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover e saúde, melhorar a qualidade de vida da população".
No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal e definido pela lei Nº 11.045/2007, como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Ter saneamento básico é um fator essencial para uma cidade poder ser chamada de cidade desenvolvida. Os serviços de saneamento básico levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo na Saúde Infantil com redução de mortalidade infantil, melhoria na educação, na Expansão do Turismo, na Valorização dos Imóveis, na Renda do Trabalhador, na Despoluição dos rios e Preservação dos Recursos Hídricos etc.
Ainda conforme estudos no setor, é comprovado que os casos mais frequentes de doenças causadas por falta de saneamento básico, são: diarreia, bronquites e gripes. Estudos indicam também, que crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam baixo índice no seu rendimento escolar.
Agora vejamos , no município de São Miguel do Tapuio, através do seu Orçamento Geral nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, contemplou R$ 3.553.689,41 , para investimentos em saneamento básico, no entanto , após um diagnóstico in loco feito por nós [verificação do vereador Paiva Júnior nos bairros da cidade], nos deparamos com um conjunto de ruas , esgotos e logradouros públicos totalmente desassistidos (conforme fotos abaixo)pela atual gestão municipal , deixando de atender a essa demanda tão importante da sociedade. “Entendemos que o respeito a nossa gente [ao povo] passou muito longe das reais necessidades e problemas da nossa cidade. A sociedade precisa e merece uma cidade digna de se viver, com saúde e qualidade de vida” – frisou o edil Paiva Júnior.
Ações de Saneamento Básico Urbano , conforme Orçamento do Município de São Miguel do Tapuio:
2013: 1.187.310,00
2014: 992.538,41
2015: 892.350,00
2016: 481.491,00
*Boletim Informativo/Gabinete do Veredor Paiva Júnior
Total geral: 3.553.689,41
Fotos: Ascon/Paiva Júnior
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.