Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

DIMARH de Assunção do Piauí alerta sobre risco de queimadas durante o B-R-O bró

O B-r-o-Bró refere-se aos meses em que o calor se intensifica. A expressão se dá por esse período mais quente ser nos meses com a nomeclatura finalizada em “bro”: setembro, outubro, novembro e dezembro.

Compartilhar

 

A Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Assunção do Piauí (DIMARH) alerta à população local em relação ao cuidado com o uso do fogo durante período mais quente do ano, conhecido como B-r-o-Bró (setembro, outubro, novembro e dezembro), sigla que faz referência à última sílaba dos últimos meses do ano, onde os incêndios florestais se intensificam em razão das condições climáticas favoráveis a ocorrência de tais fenômenos na natureza, exercendo grande pressão sobre o meio ambiente.

Nesse sentido, a DIMARH orienta à população em geral a evitar o uso do fogo para queimar brocas ou em quaisquer situações (queima de lixo, entulhos, restos de poda de árvores, etc.) que possam provocar incêndio florestal durante o período de proibição do emprego de fogo em todo território nacional que vai até 31 de outubro de 2022 de acordo com o decreto presidencial 11.100/2022.

Após o término do período de proibição, a pessoa que deseja utilizar-se do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris, deve se dirigir à DIMARH para obter informações necessárias em relação à queima controlada, utilizando-se do fogo de forma segura e eficaz no meio ambiente.

A DIMARH continua seu trabalho durante o B-r-o-Bró através dos fiscais ambientais em todo o território do município, realizando as devidas ações de fiscalização, combate e controle de incêndios florestais em conjunto com a Prefeitura Municipal, Grupamento de Polícia Militar (GPM), Brigada Civil e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR).

Caso tenha dúvidas sobre o emprego do fogo, visite a DIMARH, localizada no prédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, próximo à Prefeitura Municipal, funcionando de 08h às 12h de segunda-feira a sexta-feira.

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades