Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Prefeitura de SMT realiza ação alusiva ao Setembro Amarelo

Durante o dia de ontem (14/09) a programação contou com apresentação de proposta pelo Comitê ACOLHER, caminhada e vários atendimentos, com o tema: Todos pela Vida.

Compartilhar

 

Durante o dia de ontem (14/09), a Prefeitura de São Miguel do Tapuio, no Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação alusiva ao Setembro Amarelo/2022, ato para valorização da vida, fazendo parte da campanha de conscientização e prevenção do suicídio - “Setembro Amarelo”.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada no Brasil, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.

Logo pela manhã, representantes de várias instituições públicas, Igrejas e Organizações da Sociedade Civil (OSC) se reuniram para discutir um plano de ação para trabalhar a saúde mental no município de São Miguel do Tapuio, um esforço coletivo para amenizar a situação. Uma proposta foi apresentada pelo Comitê e foi aprovado por unanimidade pelas instituições presentes, que na ocasião também assinaram um termo de parceria e cooperação técnica.

As ações do Comitê ACOLHER atendem ao Resultado Sistêmico 4 desta Edição do Selo Unicef e devem acontecer de forma permanente no município, inclusive ultrapassando gestões.

A iniciativa tem o apoio total da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura e Esportes. Igrejas e escolas públicas municipais, estaduais, privadas e organizações da sociedade civil do município são convidadas a participarem.

Neste ano de 2022, as ações do COMITÊ iniciam-se neste mês de setembro com a campanha setembro amarelo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e segue até dezembro com a realização de formações sobre saúde mental com servidores e colaboradores das instituições parceiras.

A ideia é criar uma ampla rede psicossocial no município para cuidado e promoção da saúde mental da população, em especial de crianças, adolescentes e jovens.

No período da tarde, a programação contou com uma grande caminhada, intitulada Caminhada Setembro Amarelo – Todos pela Vida – Juntos somo +#fortes, e em seguida, no Centro da Cidade, aconteceu apresentação da Banda Municipal 25 de março; Teatro (Adolescentes do SCFV); Stands (Aferição de PA + Glicemia + entrega de preservativos + brindes); Palestras (Psicólogas Celma e Samaia); Depoimento (Usuário do Caps); Informações do Comitê Acolher e Zumba com Educadores Físicos da Saúde.

Fotos:Divulgação 

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Saúde