Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

SMS de Assunção do Piauí realiza ato para valorização da vida em alusão ao Setembro Amarelo

O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (14/09) no Centro da Cidade.

Compartilhar

 

A Prefeitura de Assunção do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na tarde desta quarta-feira, 14 de setembro, ato para valorização da vida, ação que faz parte da campanha de conscientização e prevenção do suicídio “Setembro Amarelo”.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada no Brasil, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.

Em 2022, o Setembro Amarelo tem o lema “A vida é a melhor escolha!”, o período tem como objetivo principal, aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Neste mês, em Assunção do Piauí, diversas ações são desenvolvidas com este intuito.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios.

Em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. Com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de morte depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Fotos: Victor Hugo

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Saúde