Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Sobe para 23 o número de casos notificados de varíola dos macacos em Teresina (PI)

De acordo com o painel, dos 23 casos suspeitos em Teresina, 5 já foram descartados, 2 confirmados e 1 é tratado como provável.

Compartilhar

 

Subiu para 23 o número de casos suspeitos de varíola dos macacos em Teresina. Na segunda-feira (29), o painel epidemiológico da Monkeypox, da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mostrava 19 casos suspeitos da doença na capital do Piauí.

De acordo com o painel, dos 23 casos suspeitos em Teresina, 5 já foram descartados, 2 confirmados e 1 é tratado como provável.

Além de Teresina, a varíola dos macacos já foi detectada nos municípios de Batalha e Parnaíba. Todos os pacientes são do sexo masculino. Dois possuem idades entre 20 e 29 anos. Os demais estão na faixa etária de 30 a 39 anos e 40 a 49.

Ainda segundo o painel, em todo o Piauí já foram notificados 76 casos, sendo 52 suspeitos, 2 prováveis, 18 descartados e 4 confirmados.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

Erupções cutânea ou lesões de pele

Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)

Febre

Dores no corpo

Dor de cabeça

Calafrio

Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.

O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

Fonte: Cidade Verde

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Saúde