A prefeitura de Assunção do Piauí através da Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (DIMARH) do Município realizou, na manhã do último sábado (20/08), na comunidade quilombola Sítio Velho, juntamente com moradores daquele quilombo, uma ação ambiental de proteção e conservação da nascente local, com limpeza e cercamento da área e instalação de uma manilha, visando oferecer uma água de melhor qualidade para os consumidores.
Preservar as nascentes pode garantir a continuidade do negócio, principalmente em épocas de estiagem. Muitos produtores sofrem com secas rigorosas, que acabam impactando na produção. Com as nascentes protegidas, é possível solucionar esse problema de uma forma sustentável, econômica e perfeitamente viável, principalmente a manutenção de água para o consumo humano.
As nascentes são afloramentos de água do lençol freático, que emergem no solo ou na rocha, dando início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos e rios, responsáveis pela dinâmica das bacias hidrográficas. “É muito importante a preservação dessas nascentes, pois contribui para a manutenção e aumento dos corpos hídricos, evitando a escassez da água e promovendo a segurança hídrica. Elas devem estar preservadas com vegetação nativa em seu entorno (conhecidas como matas ciliares), favorecendo a biodiversidade e o equilíbrio dos serviços ecossistêmicos locais, sendo estas importantes áreas para a visitação pública e promoção da educação ambiental.
Fotos: Divulgação
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.