Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Polícia

PM de SMT realiza blitz para coibir escapamentos barulhentos em motos e menores conduzindo veículos

Problemas que vem tirando literalmente o sossego, literalmente, da sociedade.

Compartilhar

 

A Polícia Militar de São Miguel do Tapuio, com a finalidade de manter a ordem pública, está intensificando blitz para coibir escapamentos barulhentos em motos e menores conduzindo veículos em vias da cidade.

Segundo o comandante da 2ª Cia de Polícia Militar do Município, Capitão João da Cruz, a ação policial, além de coibir a utilização de canos barulhentos ou fora do padrão em motocicletas, também reprime menores conduzindo veículos.

O inc. XI, do art. 230 do CTB,  prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.

A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador, daí o barulho do escapamento é muito mais alto e insuportável, e as penalidades são as mesmas transcritas acima.

Importante dizer que além de ilegal, esse tipo de atitude de provocar barulho por meio de alteração veicular, prejudica a saúde auditiva das pessoas e, principalmente, do próprio condutor. Além disso, também prejudica o meio ambiente, pois libera muito mais fumaça do que o normal. Contudo, mais do que isso, desrespeita o bem-estar comum de todos, tirando a paz e a tranquilidade da sociedade.

Antes de turbinar sua motocicleta com uma poluição sonora, pense nas penalidades administrativas (trânsito e ambiental) que pode ter que sofrer, além de ter de ser preso e responder por Crime Ambiental, dependendo do caso.

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Polícia