Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeitura de SMT realizou a 1ª Feijão Agro Fest 2022

O vento aconteceu no último sábado, 30 de julho, e consistiu na comercialização de produtos locais e externos, em especial produtos da agricultura familiar.

Compartilhar

 

Organização e participação popular marcam a 1ª Feijão Agro Fest do município de São Miguel do Tapuio, localizado ao centro-norte do Piauí. O evento realizado no último sábado, 30 de julho, tratou-se de um resgate histórico da tradicional festa do feijão que por muitos anos foi a maior festa popular do município, agora agregada a ela, a Feira da Agricultura Familiar como forma de valorização da produção agroecológica local oriunda dos assentamentos e comunidades rurais do município.

Foi dessa forma que, a Prefeitura de São Miguel do Tapuio por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o SEBRAE/PI, SENAR/PI, BANCO DO NORDESTE, STTR local, entre outros, realizou no último sábado, 30 de julho, a 1ª Feijão Agro Feste – edição 2022.

A Gestão do prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho (PSD), coordenado pelo Setor de Agricultura e seus parceiros, que teve à frente o secretário Dr.  Willames e equipe, idealizou um novo formato para o evento, antiga festa do feijão, que nesta nova forma contou a comercialização de produtos locais e externos, em especial produtos da agricultura familiar, valorizando as cadeias produtivas e potencializando o desenvolvimento econômico e agrícola do município.

A 1ª Feijão Agro Fest – edição 2022, consistiu principalmente numa grande feira livre, onde os produtores da agricultura familiar, artesãos, e vendedores puderam   comercializar seus produtos, além de capacitação para os produtores, atendimento em saúde, shows, exposições de animais, praça de alimentação, sorteio de implementos agrícolas, feijoada etc.

Várias autoridades estiveram prestigiando a festa, como o deputado Georgiano Neto, deputado Júlio Cesar, prefeitos da região, secretários municipais dos vizinhos municípios, vereadores assessores e centenas de populares e visitantes vindos de todos os lugares do Piauí e demais regiões do Brasil.

“A nossa 1ª Feijão Agro Fest/2022 foi um sucesso, por esse motivo, a Secretaria de Agricultura do Município e seus parceiros, vem aqui de público agradecer pelos esforços desprendidos de todos os envolvidos na organização de forma geral , e estamos satisfeitos com o êxito obtido”- frisou o secretário Dr. Willames.

O sucesso desta ação deve-se ao esforço conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e demais Secretarias Municipais na execução do Planejamento Estratégico e Qualificação da Gestão Pública Municipal com Foco no Desenvolvimento Econômico, que a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE/PI levou para o município, fruto de parceria realizada em fevereiro deste ano pelo Prefeito Pompilio Evaristo Cardoso Filho.

São Miguel do Tapuio também faz parte dos 21 (vinte e um) municípios piauienses selecionados para participar do Projeto Cidade Empreendedora, que é desenvolvido pelo SEBRAE/PI que tem por objetivo impulsionar a economia local a partir da qualificação técnica da população. O apoio do SEBRAE/PI ao município se dá no planejamento e em estrutura.

O município de São Miguel do Tapuio  juntamente com o SEBRAE/PI elaborou uma Agenda de Desenvolvimento Local durante um workshop realizado com lideranças locais em fevereiro deste ano, o qual está sendo executado com base nos setores prioritários escolhidos e elencados através da participação popular.

Através destas e outras ações como: apoio aos apicultores, agricultura sustentável, melhoramento genético dos rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos, incentivo ao empreendedorismo digital, bem como a profissionalização dos nossos produtores e jovens, o SEBRAE/PI tem feito a diferença na vida dos cidadãos sãomigueleses.

Além do SEBRAE/PI, o município conta com outros importantes parceiros como o SENAR/PI, EMATER, ADAPI, Banco do Nordeste, Colégio Agrícola Cônego Cardoso, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dentre outros, tudo isso graças ao empenho do atual gestor municipal, Pompilio Evaristo Cardoso Filho.

Durante a Feira da Agricultura Familiar realizada na 1° Feijão Agro Fest de São Miguel do Tapuio foram comercializados legumes, frutas, hortaliças, artesanato, bebidas, doces, roupas, animais vivos e abatidos e contou com uma vasta programação musical que se iniciou as 8h da manhã até a madrugada.

Fotos: Valter Lima

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades