O Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), sob a responsabilidade do Diretor de Sustentabilidade e Programas Especiais, Avelar Damaceno Amorim, e o Coordenador de Sustentabilidade, Marcelo Amorim, apresentou no município de Assunção do Piauí, na manhã desta quarta-feira (27/4), na Câmara Municipal, o projeto de Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar).
O evento contou com a presença do prefeito municipal Antonio Luiz Neto, o “Netinho”, presidente do legislativo municipal Ronnivom de Sousa Lima, vereador Antonio Padre, secretária de saúde Rosimar de França Lima, secretária de assistência social Francisca Alves, diretores e assessores da prefeitura, líderes comunitários entre outros membros da comunidade.
De acordo com a explanação levada à população de Assunção do Piauí, durante o evento, no modelo Sisar, o sistema de saneamento é gerido pela própria comunidade e o regime tarifário aplicado é utilizado para cobrir os custos dessa gestão. E que, para implantar esse projeto faz-se necessário antes ter aprovação de mais da metade dos moradores da comunidade de 50% mais 1 por meio de assinaturas.
O SISAR Meio Norte será uma Federação de Associações que, através de contribuição mensal, financiará uma estrutura responsável pela manutenção de seus sistemas, fornecimento de insumos (material para manutenção e tratamento), e capacitação social.
A gestão do sistema é compartilhada entre Associação e SISAR. O SISAR supre as carências técnicas, administrativas e sociais da comunidade, que solicita seus serviços quando esta não tem conhecimentos suficientes, como para realização de manutenção de um conjunto motor-bomba, por exemplo.
Fotos: Tapuio Notícias | Raí Silva
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.