Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeito Pompílio Filho (PSD) decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

O Ponto Facultativo , conforme o decreto, ocorrerá sem prejuízo dos serviços essenciais, sobre os quais decidirá o titular do órgão competente.

Compartilhar

 

O Prefeito de São Miguel do Tapuio, no Piauí, Pompílio Evaristo Cardoso Filho (PSD), no uso de suas atribuições legais, considerando o feriado da sexta-feira da paixão, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais nesta quinta-feira santa (14/04), dia que antecede a Sexta-Feira da Paixão no calendário cristão.
 
O Decreto Nº 016/2022, alusivo ao feriado da Semana Santa, de acordo com o seu Art. 2º, destaca que, o  Ponto Facultativo  ocorrerá sem prejuízo  dos serviços essenciais, sobre os quais decidirá o titular do órgão competente.
 
Quinta-feira Santa
 
A Quinta-feira Santa, celebrada no dia 14 de abril, é uma das datas mais importantes do ano para os católicos. O dia é o início do Tríduo Pascal que relembra o episódio da Última Ceia. 
 
O que é celebrado na Quinta-Feira Santa?
 
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram o episódio em que Jesus lava os pés de seus discípulos durante celebrações da Pessach, a "Páscoa judaica", que comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Segundo a Bíblia, essa foi a Última Ceia de Jesus com seus discípulos e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. Essa data influencia cerimônias de lava-pés e santos óleos, comuns em muitas igrejas de todo o mundo. Neste dia, igrejas católicas não costumam tocar sinos. 

 

Significado da Sexta-feira da Paixão


Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira santa é um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias.

A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa.

De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Após a definição da data da sexta-feira santa, outras comemorações são estabelecidas, como o domingo de Páscoa, a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e o Carnaval.

De acordo com o cristianismo, a Sexta Feira Santa é um de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Para os católicos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.

É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do "mundo dos mortos".

 

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades