Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

São Miguel do Tapuio completa 84 anos de Emancipação Política

Uma vasta programação com duração de sete dias onde houve inaugurações de obras, serviços sociais, saúde e apresentações musicais/culturais.

Compartilhar

 

Nesta sexta-feira, 25 de março de 2022, o município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, comemora 84 anos de Emancipação Política. E, Durante sete dias, acontece uma vasta programação, posta pela   Prefeitura Municipal, que conta com inaugurações de obras, serviços sociais, saúde, cultura, música e inserção histórica da cidade.

O prefeito municipal, Pompílio Evaristo Cardoso (PSD), juntamente com o deputado Ziza Carvalho, pré-candidato a deputado estadual Atila Filho, equipe de governo municipal e vereadores da base de apoio, participa de toda programação, desde o hasteamento das bandeira, ato que aconteceu em frete da Prefeitura Municipal.

A programação de hoje (25 de março) , data em que se celebra o aniversário da cidade de São Miguel do Tapuio, conta com os seguintes eventos:  5h – Alvorada volante e queima de fogos; 8h - Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos (na Prefeitura); 8h50 - Caminhada saindo da Prefeitura Municipal até a Igreja Matriz; 9h – Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz; 10h30 – Corte do bolo de aniversário (em frente a Prefeitura). Das 9h às 14h no Centro, Caravana da Cidadania na Comunidade  da SASC/ Gerência de Enfrentamento a LGBTfobia/ Gov/PI. Stands com prestação de vários serviços para população: - Corte de cabelo; - Limpeza de pele; - Penteado afro; - Expedição de documentos; - Testagem rápida para HIV/Sífilis/ Hepatite B e C; - Defensoria pública; - Atualização do cadastro do BPC/ LOAS; - Informações sobre vários benefícios. 16h – Inauguração do Sistema de Vídeomonitoramento do município (No prédio da Polícia Militar ao lado da Igreja Matriz);  - Inauguração da pavimentação asfáltica do Bairro Santa Rita; -Inauguração da revitalização asfáltica da Av. Dinha Aragão Paiva. 17h – Concentração e Solenidade no Trenzinho:- Apresentação da Banda Municipal 25 de Março; - Exposição das obras e serviços realizados na administração; - Apresentação do projeto arquitetônico do Complexo de entrada da cidade; 18h - Assinatura de ordens de serviços (Prefeito/Secretários Estaduais): - Complexo de entrada da cidade;  - Rede de abastecimento de água da funasa (3 milhões); - Calçamento em várias ruas da cidade e zona rural; - Anuncio de novas importantes obras para o município; – Pronunciamento das autoridades locais e estaduais (Deputados, Secretários Estaduais, Prefeito e demais autoridades convidadas) 22h – Show no Trenzinho; Gleydson Gavião, Zé Cantor e Léo Cachorrão

História

Completando 84 anos de Emancipação Política, nesta sexta-feira, 25 de março,  São Miguel do Tapuio  contém  uma vasta cultura histórica desde os seus  primórdios - filhos fundadores e moradores.

O NOME SÃO MIGUEL DO TAPUIO

Rosaura Muniz Barreto nasceu na Serra Vermelha (hoje, Castelo do Piauí, provavelmente no ano de 1823, e faleceu em 1908). Filha do Tenente Aleixo Muniz Barreto. Casada em primeiras núpcias com Luís Furtado de Albuquerque Cavalcante. Em 1905, ela, rica proprietária de terras no município, por dote e herança, atendendo ao pedido das lideranças locais, resolveu doar para São Miguel Arcanjo, uma gleba medindo 880 metros de comprimento de nascente a poente e 480 metros de largura de sul a norte, formando um quadro no lugar denominado Deliciosa, para que fosse erguida uma Capela para São Miguel Arcanjo, e também, fez a doação da imagem do Santo que mandou buscar na França. Porém, ela pediu que o nome do povoado fosse São Miguel do Tapuio em homenagem ao Santo, ao seu filho Miguel e aos guerreiros índios Tapuios. O seu pedido foi atendido. A imagem original do Santo, ainda se encontra no altar principal da igreja matriz de São Miguel.

Depois de viúva casou-se em segundas núpcias em 19 de abril de 1866, com João da Cunha Alcanfor, paraibano, advogado (rábula), mas logo se desquitou de Alcanfor. Ela viveu provavelmente 85 anos. No final de sua vida tinha parcos recursos. Foi sepultada ao lado do seu filho Miguel, no cemitério antigo da povoação, onde anos depois lhe fizeram uma capela.

Assim teve origem o nome da vila que foi se desenvolvendo com sua feira de mercadores, inicialmente realizada à sombra de uma frondosa gameleira que ficava bem no meio do povoado. Essa histórica árvore foi preservada no centro da primeira praça da vila, ali permanecendo até a morte, ocorrida nos decênios de 1970 ou 1980. No início da criação da vila, a gameleira serviu de mercado, cadeia e Prefeitura. Foi mercado porque sob sua sombra era o ponto de venda dos feirantes; foi cadeia porque ao seu tronco eram amarrados os fora da lei e prefeitura porque ao seu abrigo foram realizadas as primeiras reuniões entre os fazendeiros para discussão sobre o futuro administrativo do povoado.

Até os seus últimos dias de vida, à sombra fresca e amiga da antiga gameleira servia de abrigo para o encontro de moças e rapazes e nas noites de luar dava amparo aos boêmios e seresteiros da cidade.

Em volta do seu tronco, havia um círculo de alvenaria e cimento que servia de assento para quem quisesse desfrutar da sombra da árvore de velhas tradições. A esse círculo, os seus freqüentadores deram-lhe o nome de buraco das moças. A história da velha gameleira, também foi cantada em versos pelo poeta piauiense João Francisco Ferry.

O FUNDADOR DO MUNICÍPIO

Manuel Evaristo de Paiva, cearense, empresário bem sucedido, logo instalou seu comércio em São Miguel, onde começou a construir sua trajetória política. Casado com Francisca Aragão de Paiva, filha de Artur Ximenes de Aragão e neta de Rosaura Muniz Barreto, foi depois de Rosaura Muniz Barreto, a maior figura central da história de São Miguel no século XX. No pedestal do busto de Manuel Evaristo, na principal praça da cidade que tem o seu nome, se pode ver inscrição confirmando ser ele o fundador do município de São Miguel do Tapuio.

São seus filhos: Artur Aragão Evaristo de Paiva, Milton Aragão Evaristo de Paiva, Antonio Aragão Evaristo de Paiva (Totonho), Valter de Aragão Paiva, Luizinha Aragão Evaristo de Paiva, Mariêta Aragão Evaristo de Paiva Cardoso e Magnólia Aragão Evaristo de Paiva.

Já em 1905, ele foi o principal líder da comissão criada para adquirir o patrimônio para criação da embrionária forania de São Miguel. Assinou como testemunha a escritura de doação do chão que hoje é a cidade. Possuidor de um grande prestígio, apoiado pelos líderes políticos estadual, Gaioso Almendra e Leônidas de Castro Melo, Manuel Evaristo, iniciou a luta pela emancipação política do município e batalhou até conseguir a vitória. Sendo recompensado com a sua nomeação para exercer o cargo de primeiro prefeito da cidade. Ele governou o município nos períodos de 1934 a 1945 e 1951 a 1955 e 1967 a 1971.

No primeiro governo de Manuel Evaristo, foi seu secretário o jovem José Lopes dos Santos que com ele viera de Crateús - Ceará e posteriormente, também, foi eleito prefeito do município no período de 1948 a 1951.

Nos períodos em que Manuel Evaristo governou o município de São Miguel, foram construídos o mercado público, a Prefeitura, cadeia, praças, calçamento, cemitério, estradas, instalou luz elétrica na cidade com seus próprios recursos, criou escolas, lutou para chegar ao município às políticas governamentais, estadual e federal de saúde, também, instalou um cartório, que foi entregue ao seu irmão Júlio Evaristo de Paiva.

São Miguel do Tapuio localiza-se no centro norte do estado do Piauí — Brasil a uma latitude 05º30'13" sul e a uma longitude 41º19'24" oeste, está a uma altitude de 285 metros. Sua população estimada em  19.502  habitantes. Possui uma área de 5.305,6 km² e fica a 227 km da capital Teresina.

A sua principal economia é   na pecuária e agricultura. No auge do ciclo da cera de carnaúba foi um dos maiores produtores do estado. O trabalho e a garra do seu povo encorajado no lema viver é lutar, fez da vila Cabeça do Tapuia o próspero município de São Miguel do Tapuio.

Limita-se ao:  Leste com os municípios de Assunção, Novo Oriente e Crateús, estes dois últimos pertencentes ao estado do Ceará;   Ao oeste com os municípios de Santa Cruz dos Milagres, Prata e Alto Longá; Ao norte com os municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e São João da Serra; Ao sul com os municípios de Pimenteiras e Aroazes.

Fotos: Valter Lima | Tapuio Notícias 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades