O Diretor da DIMARH, Mário Pimentel, e Fiscais Ambientais visitaram ontem pela manhã (09/03) juntamente com o coordenador do EMATER-PI e técnico da Secretaria de Agricultura, Lucas Gomes, a Comunidade Quilombola Sítio Velho, onde realizaram uma atividade de Dia de Campo. A equipe conheceu a horta comunitária da Unidade Escolar Antônio Nazário da Silva, local que já está produzindo hortaliças para escola e também para a comunidade.
Em seguida, o coordenador do EMATER-PI realizou uma palestra sobre a importância da proteção e conservação de nascentes de água para moradores locais presentes na escola com a presença do Secretário de Agricultura, Antônio Cosmo da Silva e presidente da Associação Quilombola, José Francisco do Nascimento.
Segundo a Coordenadora da escola, Antonia Cícera, a questão da falta de conscientização em relação aos recursos naturais da comunidade como a nascente é antiga e gera discussão com opiniões divergentes entre moradores locais sem chegar a um acordo.
Assim, ela comenta que é preciso a comunidade se conscientizar sobre o problema e adotar medidas simples, tais como não deixar lixo, não deixar animais soltos, não fazer queimadas e não desmatar, fazendo brocas ao redor da nascente.
Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Mário Pimentel, é essencial adotar medidas de proteção e conservação da nascente, realizando o cercamento, limpeza da área e recuperação da mata ciliar através do plantio de mudas. Ele fala que essas medidas não impedirão a comunidade de ter acesso a água da nascente, e, sim, que, irão revitalizar o meio ambiente local, proporcionando uma água de qualidade para toda comunidade.
Por fim, os representantes da Prefeitura Municipal e moradores locais realizaram uma caminhada até a nascente, a fim de conhece-la e buscar soluções para o equilíbrio do meio ambiente e bem-estar da comunidade.
Fotos: Divulgação
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.