Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Câmara de SMT homenageia com voto de louvor a Professora Dona Joaninha

A solenidade contou com a presença do Prefeito Pompilim (PSD), Vereadores, familiares ,convidados entre outras autoridades.

Compartilhar

 

Na noite da última sexta-feira (26/11), em sessão solene realizada no Clube Municipal, a Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio, no Piauí, homenageou com voto de louvor a Professora Joana Gomes da Silva Uchoa, a Dona “Joaninha Paulino”.

A sugestão da proposta foi apresentada pelo Vereador Clodomar Mineiro (PSD), em reconhecimento aos relevantes serviços que a docente desenvolve no município nas áreas da educação, da política, religiosa e social, que foi votada e aprovada por unanimidade pelos pares da Casa Legislativa na sessão do dia 17 de setembro, do corrente ano.

Durante a sessão solene, vários familiares acompanharam o momento da honraria, entre eles filhos, netos, irmãos, alguns participaram do evento de forma virtual, enviando vídeos que foram exibidos em telão pelo cerimonial.

Histórico da homenageada

Joaninha nasceu no dia 11 de março de 1928, em São Miguel do Tapuio, em uma residência humilde no terreno onde hoje está localizada a Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho. Filha de José Paulino da Silva (em memória) e Maria Rosa da Silva (em memória).

Dona Joaninha, como é conhecida por todos, sempre teve vocação para ser professora, estudou toda a sua vida na cidade em que nasceu, onde cursou até o antigo 3º ano do primário, maior nível escolar existente na época. Ser professora era o seu grande sonho, cedo começou a dar aulas particulares para as crianças da época.

Por seus ensinamentos passaram tanto os filhos das famílias mais abastadas da época como os filhos das famílias mais humildes. Joaninha dava aulas de reforço de casa em casa quando requisitada, até que abriu sua própria escola, em uma casa cedida pelo então coronel Manoel Evaristo, ao lado da Igreja de São Miguel Arcanjo.

Católica fervorosa, teve uma vida intensa dedicada à igreja de São Miguel Arcanjo.

Em 1948, numa época de transição e de grande efervescência política partidária, Dona Joaninha assumiu o cargo de prefeita municipal de São Miguel do Tapuio em substituição ao então prefeito Sr. Davi Cavalcante, permanecendo no cargo por cerca de 1 ano até a posse do Sr. José Lopes dos Santos, o primeiro prefeito eleito constitucionalmente.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Pompilim, vereador Julieta - atual presidente da Câmara, vereador Clodomar Mineiro, vereador José Cardoso - atual presidente da Avep, vereador Cimar Soares, ex-prefeita Jandira, chefe de gabinete Natinho Cirino, secretário de agricultura Dr. Willames Diniz, secretário de saúde Janilson Rodrigues, entre outros.

“Na noite de ontem (26), tive a honra de participar da solenidade de Voto de Louvor à Dona Joaninha Uchôa. A homenagem foi organizada pela Câmara Municipal e apresentada pelo Vereador Clodomar Mineiro.

Dona Joaninha foi uma das primeiras professoras do nosso município, com relevantes serviços prestados à sociedade são-miguelense. Líder dos movimentos da nossa paróquia de São Miguel Arcanjo, além de ter exercido mandato como prefeita.

Essa é uma homenagem mais do que justa e merecida para uma pessoa da importância que é Dona Joaninha, que faz parte da história viva de SMT. Um reconhecimento a todo o seu trabalho desenvolvido no município nas áreas da educação, da política, religiosa e social. Uma pessoa que nos inspira e motiva a seguir trabalhando e realizando grandes conquistas pelo nosso município” – publicou em sua rede social o prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho.

(Com informações de  São Miguel Agora)

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades