Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

NUCA de São Miguel do Tapuio realiza 1° Encontro da Edição 2021/2024

Uma iniciativa do UNICEF junto ao municípios.

Compartilhar

 

Na manhã desta sexta, 17/09, aconteceu no auditório do SCFV (Serviço de Convivência), o 1° Encontro do NUCA/SMT (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) de São Miguel do Tapuio.

Os NUCAs são uma iniciativa do Unicef junto aos municípios parceiros que aderiram a metodologia do Selo Unicef - Edição 2021/2024. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional dado aos município da Amazônia Legal Brasileira e Semi-árido Nordestino que priorizam a criança e o adolescente em suas políticas públicas.

O NUCA é um espaço para que os adolescentes possam discutir melhorias para o município e fazerem proposições junto ao poder público Municipal. Faz parte também da metodologia do NUCA a formação cidadão e o pleno exercício dos direitos e deveres dos adolescentes, além de fomentar o protagonismo juvenil.

Nesta Edição do Selo Unicef, os NUCAs trabalharam ações em 4 (quatro) grandes eixos temáticos, que são eles: mudanças climáticas, saúde e sexualidade, enfrentamento ao racismo e violências e igualdade de gênero.

Participaram do encontro, a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, professora Erivalda Domingos Mineiro, que na ocasião também representou o Prefeito Municipal Pompilio Filho, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Ane Gislane, o presidente do Conselho Tutelar Fausto Daniel, o articulador municipal do Selo Unicef, professor Herton Vieira, e os Mobilizadores do Selo na área da saúde e  educação, Suzane Lima e Lauane Leite, além de ex-integrantes do NUCA de edições passadas convidados, Romildo Júnior Moreno e Amanda, que na ocasião fizeram um depoimento sobre o que é o NUCA e como o NUCA teve impacto na vida deles. A mobilização dos adolescentes no NUCA/SMT está sendo realizada pelo professor Rivando Saboia, que coordenou o evento.

Para os organizadores locais do NUCA esta edição será especialmente desafiadora por ainda estarmos no meio de uma pandemia e nem todas as ações poderão ser realizada de forma presencial, a depender do controle dos casos no município. Apesar disso, o encontro teve a cara da juventude, com apresentações de grupos de dança, dinâmicas, música, descontração, alegria e muita informação. O Prefeito Pompilio Filho não pôde comparecer ao evento, mas deixou sua mensagem de apoio e entusiasmo ao projeto.

Fotos: Divulgação

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades