Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Município de Assunção do Piauí cumpre Plano Emergencial de Prevenção e Combate à Microcefalia, Chikungunya e Dengue, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

As atividades de prevenção continuam em todo o município, conforme a secretária Rosimar Lima

Compartilhar

 

Conforme determinação da Gerencia de Vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e em cumprimento ao Plano Emergencial de Prevenção e Combate das doenças: Zika, Microcefalia, Chikungunya e Dengue, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, foi efetuado  em Assunção do Piauí (durante o mês de janeiro de 2016) , um trabalho de capacitação / informação sobre os problemas de enfrentamento  dessas doenças , com urgência no âmbito do município, onde em primeira instancia, foram focados todos os profissionais da área de saúde como agentes multiplicadores e executores das atividades de campo. Também  foi  elaborado  um plano municipal de ação , com abrangência desde a sede do município a toda Zona Rural.

PLANO DE TRABALHO

Foram mobilizados todas as Secretarias municipais: Saúde; Educação; Promoção Social; Obras; Agricultura e Administração onde todos os gestores municipais e demais outras autoridades locais constituídas tiveram sua participação direta ou indireta, concretizando o objetivo na obtenção de apoio material e participação efetiva dos profissionais; alunos e seus pais, bem como os professores; funcionários públicos e a população em geral. Neste momento, foi enfocado a conscientização sobre o assunto e cada um passou r a ser um agente promotor da saúde pública e protetor da população local, assim evitando-se os agravos proporcionados pelo mosquito Aedes Aegypti.

O município foi mapeado e dividido em grandes setores que concentraram sua população correspondente em locais estratégicos para palestras educativas, bem como distribuição de materiais informativos, focando-se o controle e combate às transmitidas pelo mosquito / vetor Aedes Aegypti.

- Divulgação através de carro de som; agentes de Saúde e Endemias em todas as comunidades rurais e na sede do município.

Palestras Educativas em Todos os bairros da sede e zona rural:

- Apresentação de vídeos

- Palestra ministrada pelos profissionais da saúde

- Discussão em grupo

- Orientação para o combate efetivo ao Aedes Aegypti

- Orientação sobre á coleta e acondicionamento do lixo.

- Orientação sobre a Limpeza dos terrenos baldios e responsabilidade individuais.

- Anotação dos problemas para buscar solução.

Finalizamos com uma avaliação das ações executadas, conforme anexos e decidimos elaborar um Plano de Trabalho para o decorrer do ano de 2016 que ordenará atividades especificas para um combate e controle mais efetivo e continuado ao mosquito / vetor Aedes Aegypti, bem como ordenar um manejo adequado na condução; acondicionamento e transporte do lixo e cuidados com os terrenos baldios procurando-se proteger o meio ambiente como um todo e as pessoas inseridas no trabalho, evitando-se assim a proliferação de insetos; roedores e outros transmissores de doenças, bem como evitar-se a permanência de pessoas estranhas ao trabalho no âmbito dos locais de acondicionamento do lixo.

Observação: todas as reuniões foram realizadas com a participação dos profissionais da saúde e demais outros das secretarias parceiras.

As ações foram desenvolvidas sob a responsabilidade de  Rosimar de França Lima (secretária  municipal de saúde ) e Francisco Willames Diniz Pereira ( Coordenador de Vig. Sanitária Municipal). As atividades de prevenção continuam em todo o município, conforme a secretária Rosimar Lima.

P U B L I C I D A D E

 

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Saúde