Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Vigilância Sanitária de SMT apreende produtos com data de validade vencida no comércio local

Um total de 150 kg foram apreendidos e, em seguida, incinerados pela equipe de Vigilância Sanitária.

Compartilhar

 

Durante vistorias/fiscalizações realizadas no primeiro trimestre do ano vigente [2021], pela equipe de Vigilância Sanitária do Município de São Miguel do Tapuio, no Piauí,  foram apreendidos,  em  comércios da cidade (sede do município) , 150 kg de produtos (gêneros alimentícios , limpeza e cuidados pessoais)  com o prazo de validade vencida (80%)  e sem identificação de origem, apenas em um bairro. 
 
Os produtos recolhidos  pelo órgão sanitário foram incinerados no dia 31  de maio/2021. E, que,  a equipe, nessa primeira ação, está apenas apreendendo e também  incentivando aos comerciantes a realizarem doações ou promoções dos produtos quando estes [produtos] estiverem perto do vencimento de sua validade.
 
A Coordenadora de Vigilância Sanitário do Município, Eva Samille,  alerta a população para que,  ao comprar qualquer tipo de mercadorias, que averigue-se a data de validade e as condições de acondicionamento das mesmas.
 
"Os produtos recolhidos são incinerados para dar uma resposta ao trabalho da Vigilância Sanitária , e disponibiliza o número (86) 98155-8202 para denúncias, podendo ser de forma anônima, o sigilo é garantido" - frisou Eva Samille.
 
IMPORTANTE LEITURA SOBRE PRODUTOS FORA DO PERÍODO ESTIPULADO:
 
Ingerir um alimento fora do período estipulado para consumo pode passar despercebido, especialmente quando seu aroma, coloração e sabor não aparentam ter mudado. Mas é bom o consumidor criar o hábito de conferir a data no rótulo a partir de agora, porque os perigos relacionados a produtos vencidos podem ser fatais.
 
Segundo dados fornecidos por especialistas em nutrição, “a gravidade dos problemas acarretados pela ingestão de produtos vencidos varia de pessoa para pessoa e em função da quantidade consumida. Entre as complicações estão as intoxicações, toxi-infecções e infecções alimentares causadas por bactérias, como a Escherichia Coli e a Salmonella sp. Além de desconfortos como dores abdominais, calafrios, vômitos, diarréias e febres,  elas podem levar à morte”.
 
Estudos científicos apontam que “uma das mais perigosas é a Clostridiun Botulinun (cuja toxina também é usada no tratamento de Botox). Sua contaminação ocorre através de alimentos enlatados recontaminados ou que sofreram processamento térmico inadequado, além dos embutidos fora da refrigeração”, conforme a especialista em nutrição,Rosemarly Mendes Candil, nutricionista e presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Mato Grosso do Sul (FNN). A especialista alerta ainda que, neste sentido, os itens mais propensos são a salada de batata, carne com queijo e cebola, carne com batata e temperos, carne cozida, pescados, carnes e verduras em conservas caseiras e escabeche”.
 
Por: Jornalista Valter Lima | Tapuio Notícias 
 
Fotos: Divulgação 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades