Inmetro e Imepi realizam fiscalização a postos de combustíveis em São Miguel do Tapuio e região
A fiscalização se estenderá em todos os municípios circunvizinhos.
Agentes/fiscais do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e do Imepi (Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizaram, na manhã desta terça-feira, 1º de junho, ação de fiscalização a postos de combustíveis em São Miguel do Tapuio/PI.
De acordo com os fiscais, a importância é de repassar para o consumidor a quantidade do combustível que é despejado da bomba para o tanque dos veículos abastecidos nesses postos de combustíveis. Além da verificação das condições de uso das bombas de combustível, visando a segurança do consumidor, e também, o volumetria desses instrumentos através de procedimento de exames periciais, utilizando medidas de volume de 20 litros, conforme a portaria Inmetro 023/1994.
O erro máximo admissível para este instrumento é de 0,5%, ou seja, a cada 20 litros de combustível que é despejado no tanque do veículo, o erro não poderá ser superior a 100 ml, para mais ou para menos. Quem for flagrado pela venda de produtos com quantidade incorreta, é autuado e fica sujeito ao pagamento de multa, que varia de acordo com a gravidade do caso.
O consumidor deve ficar atento na hora de abastecer, observar a capacidade do tanque de gasolina e o consumo litro por quilômetro. Entre irregularidades que podem acontecer de forma fraudulenta, são: divergência do volume e preço, e ocorre quando o display ainda contabiliza, mas o combustível não está indo para o tanque. Há também questão de lacres violados, o que gera prejuízos ao consumidor.
Outras cidades como: Assunção do Piauí, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí e outras da região, estão dentro do plano de ação operacional da fiscalização dos órgãos: Inmetro e Imepi.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.