A Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio, no Piauí, aprovou, por unanimidade dos seus membros/parlamentares, na última Sessão Ordinária do mês de maio, realizada na noite da última quinta-feira (27/05), o Projeto de Lei Ordinária nº 011/2021, de autoria do Vereador José Cardoso (PSD), que dispõe sobre a denominação da Praça da localidade Açude São Vicente, na sede do município, de ACENDINO DE ARAÚJO CAMPELO CHAVES.
A construção da Praça do Açude São Vicente foi uma solicitação do vereador José Cardoso ao Governo do Estado ainda no ano de 2018, com apoio do deputado Georgiano Neto. Na época, Cardoso exercia o cargo de Diretor de Desenvolvimento Social e Lazer do Governo do Estado do Piauí.
As duas filhas do homenageado (Acendino Araújo), Nathalia Oliveira de Araújo Chaves e Nayanna Oliveira de Araújo Chaves, estiveram presentes no ato da sessão do legislativo municipal para acompanhar a votação da matéria pelos vereadores.
Com o projeto aprovado pela Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, ficará encarregada de afixar a placa de identificação da mencionada Praça.
O vereador Cardoso esteve no espaço (logradouro público), na manhã da última sexta-feira, ocasião em que gravou vídeo falando sobre a importância da obra para os moradores do Açude São Vicente. “Essa obra é um sonho que sonhamos juntos com essa população, e hoje, se torna realidade, os moradores do Açude São Vicente podem usufruir de um benefício que traz dignidade para todos” -frisou o vereador Cardoso.
Ainda nos trabalhos do legislativo de São Miguel do Tapuio, referente ao mês de maio, o edil José Cardoso, que também exerce o cargo de Presidente da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí – AVEP, teve outros projetos importantes de sua autoria aprovados: Projeto de Lei Ordinária nº 012/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de noções básicas sobre a lei Maria da Penha nas escolas municipais de São Miguel do Tapuio, Lei Federal 11.340/2006. Projeto de Lei Ordinária nº 013/2021 (autor vereador José Cardoso - PSD) que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas do município de São Miguel do Tapuio.
Biografia do homenageado (Acendino Araújo)
Acendino de Araújo Campelo Chaves é o quarto filho do casal Antônio de Araújo Chavese Constância Campelo Chaves. A tradicional família estabeleceu a “Fazenda Esperança”, cuja produtividade rural era voltada para o consumo da família e ainda representava a fonte de renda. A perspectiva de qualidade de vida naquela época apresentava muitos desafios para o futuro dos filhos do casal, tendo em vista principalmente as dificuldades financeiras.
Em 1958, aos 16 anos de idade decidiu deixar sua cidade natal e migrou para a cidade de Fortaleza- Ceará, em busca de novos horizontes e melhores condições de vida. Sua trajetória militar, no entanto, tem início em 1960 com a admissão na Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará, no qual é promovido e reconhecido como praça graduado da Marinha do Brasil no ano de 1964, mesmo período em que é isento do serviço militar devido a consolidação da ditadura militar no Brasil. Os anos posteriores foram desafiadores, as dificuldades advindas com a violação de direitos básicos de cidadania e a perseguição política durante a ditadura cívico-militar o fizeram migrar do Rio de Janeiro para a cidade de Santos- São Paulo. Nesse período, ocupou cargo na Companhia Siderúrgica Nacional e posteriormente operou em Indústrias de Fertilizantes.
No início da década de 1970, é integrado como operador da Petrobras. Com a prestação de serviços na Industria Petroquímica, reside em São Paulo até a formalização de sua aposentadoria em 1986, mesmo ano em que retorna para São Miguel do Tapuio. Com a carreira profissional já consolidada, regressa para a fazenda da família e passa a conviver com os irmãos e o pai, uma vez que sua mãe já havia falecido enquanto estivera na região paulista- mais precisamente em 1985. No ano de 1989, é iniciado como maçom da Grande Loja Maçônica Unida do Piauí, sendo exaltado quatro anos após a concessão de seu título como Aprendiz. Fazer parte da Sociedade Fraterna de Maçons significava muito para sua trajetória de vida.
Em meados do ano de 1992, conheceu a jovem Angelina Alves de Oliveira, filha do casal Mamede Alves de Oliveira e Maria Pereira de Oliveira. No ano de 2001, confirmaram o enlace matrimonial e assim, constituíram sua família logo no ano seguinte com o nascimento da primogênita- chamada Nathália, em 2002. No mesmo ano, recebe anistia política, sendo promovido ao cargo de Suboficial e é reintegrado ao Comando Militar da Marinha do Brasil. Logo em 2003, nasceu Nayanna, segundo fruto do matrimônio. Com isso, a família completa em totalidade sua união conjugal em que viveram com muita felicidade e cumplicidade todos os bons momentos da vida, superaram muitos desafios e ainda obtiveram muitas conquistas durante o período de 16 anos.
Nas eleições municipais de 2008, protagonizou o movimento político de democracia e foi candidato a vice-prefeito juntamente com o economista Pompílio Evaristo Cardoso, seu amigo de infância.
Para a tristeza da família e de todos que conheciam de perto sua bondade e alegria, no dia 17 de fevereiro de 2018, aos 76 anos de idade, Acendino atende ao chamado divino para o outro plano da vida e deixa um legado de ensinamentos e lembranças muito felizes por ter sido, acima de tudo, uma grande inspiração de espírito que sempre buscou e honrou a prática do bem.
Por: Jornalista Valter Lima
Fotos: Valter Lima | Tapuio Notícias
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.