A Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí, por meio da Equipe Intersetorial – Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Tutelar, iniciou, após adesão à estratégia, nesta segunda, (24/05), a Campanha da Busca Ativa Escolar/2021 - Fora da escola não pode! É esse o tema do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O Município de Assunção do Piauí disponibiliza as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Enssino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a estratégia posta, fora da escola não pode, mesmo que o ensino esteja funcionando em outros formatos. A pandemia da Convi-19 não revoga o direito à educação.
Já na abertura da Busca Ativa, a equipe da SEMEC realizou visitas, orientando e também realizando a pré-matrícula e resgate mediante identificação de crianças ou adolescentes ainda não matriculados ou que saiu da escola e não voltou.
De acordo com a Coordenadora Operacional da Busca Ativa no município, Maria Jaqueline Vieira de Sousa, o empenho da equipe é para que todas as crianças e jovens do município de Assunção do Piauí não fiquem sem estudar.
A Secretária de Educação do Município, Antonia Alves Pereira Antunes, destacou a adesão ao projeto Busca Ativa, pelo Prefeito Netinho, além do papel importante de toda equipe envolvida.
Sobre a Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.
Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.
Fotos:Divulgação
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.