Rompimento de barragem impacta mais de duas mil pessoas em Jati (CE)
A tubulação rompida recebe água da transposição do Rio São Francisco e armazena para consumo humano.
O rompimento da barragem em Jati (CE), no interior do Ceará, na última sexta-feira, 21 de agosto, impactou mais de duas mil pessoas, que foram evacuadas de suas residências no raio de dois quilômetros do reservatório, por segurança. Parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a barragem não teve danos estruturais e os reparos já estão em andamento.
A tubulação rompida recebe água da transposição do Rio São Francisco e armazena para consumo humano. Segundo informações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e da Agência Nacional de Águas (ANA), as comportas de barragem foram fechadas para que os reparos dos danos sejam efetivados. Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que o vazamento foi contido em poucas horas, mas a evacuação faz parte das medida previstas no Plano de Ação Emergencial (PAE).
Equipes da ANA e do MDR estão no local auxiliando as defesas civis estadual e municipal na avaliação de danos e prejuízos causados pelo rompimento. A defesa civil de Jati informou que a prefeitura irá decretar situação de emergência.
Brumadinho
A área de Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta o material da Barragem de Jati e lembra do rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem 1 do complexo da Mina do Feijão, na região metropolitana de Belo Horizonte, provocou derramamento de lama com 13 milhões de m³ de rejeitos de minério. Várias comunidades próximas foram afetadas, inclusive o Rio Paraopeba da Bacia do Rio São Francisco.
A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais divulgou nesta segunda-feira, 24 de agosto, que 259 pessoas faleceram em decorrência do rompimento e 11 permanecem desaparecidas. Em Jati, felizmente, não houve feridos, mas o rompimento da barragem gerou pânico entre os moradores que moram nas proximidades da barragem.
Estudo CNM
Ano passado, a CNM lançou o estudo Segurança das Barragens Brasileiras com dados importantes sobre segurança das barragens espalhadas por todo país com base nos Relatórios de Segurança de Barragens em 2016 e 2017 elaborados e divulgados pela ANA.
Imagem: MDR/Divulgação
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação|Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.