O município de Castelo do Piauí adotou uma série de medidas no enfrentamento ao coronavírus e uma delas foi isolar castelenses vindos de São Paulo, um dos epicentros da Covid no país.
A estratégia foi relatada e submetida a um concurso promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.
Nesse concurso o relato de Castelo do Piauí foi um dos poucos selecionados para avançar para a segunda fase. O título do relato é Castelo do Piauí no combate a COVID-19: isolamento social e quarentena como estratégia de enfrentamento, de autoria do enfermeiro Enos Vieira de Oliveira, com os coautores Leila de Almeida Soares (Secretária Municipal de Saúde), Yago José Alves Soares e Hurdenia Alves de Araújo está apto para concorrer ao prêmio.
No trabalho proposto para avaliação, é relatado a ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, que consiste em isolar as pessoas que chegam do estado de São Paulo. Essas pessoas permanecem por 7 dias em uma escola de tempo integral da rede estadual e recebem toda a assistência. Em caso de apresentar sintomas são encaminhadas para uma casa onde permanecem sobre acompanhamento. Essa ação foi de grande importância para evitar a propagação descontrolada do novo coronavírus no município.
Fotos relacionadas
Da Redação|Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.