Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (08/09) o Governo do Piauí anunciou a retomada gradual do comércio no estado. Três setores foram autorizados a voltar a funcionar; empresas de saúde, construção civil e setor automotivo. A abertura dos estabelecimentos, porém, estará condicionada aos prefeitos, cada gestor municipal decidirá o que abrirá em sua cidade. O decreto entra em vigor na próxima terça.
Wellington Dias confirmou também a manutenção do decreto de isolamento social até o próximo dia 22 de junho como forma de evitar um aumento na curva de contaminações. Na próxima segunda uma nova avaliação será realizada e outros setores da economia poderão ser abertos. Igrejas, setores da administração pública e indústrias podem ser flexibilizados já na próxima semana.
Wellington explicou os motivos que levaram o governo a flexibilizar o funcionamento dos setores e esclareceu que o monitoramento será constante.
“Apesar de ainda estarmos registrando um crescimento, ele é menor que no início da pandemia. Registramos uma queda no percentual de crescimento de infectados com isso se reduziu o risco de surto. A efetividade das barreiras sanitárias e a ampliação no número de leitos da rede pública de saúde também nos dão tranquilidade para apresentar esse pacto pela reabertura econômica” disse o gestor.
O governador ainda explicou detalhadamente como será o retorno e pediu um “pacto” entre os prefeitos, empresários e população para que a retomada seja constante e não seja necessário um retrocesso.
“Vamos fazer uma retomada pactuada, ou seja, com a participação de vários setores, municípios empresários e população. Vamos manter o isolamento social até o dia 22 como forma de manter a população segura. Porém, vamos iniciar a abertura do setor de saúde e reativar o setor da construção e o setor automotivo. Vamos avaliar semanalmente o desenvolvimento desse pacto pela retomada do comércio e podemos a qualquer dia decidir se vamos retroceder ou não. É fundamental que todos os empresários obedeçam aos protocolos de segurança e façam a adesão ao Pro Piauí, peço a Deus que continue nos abençoando e que cada um faça a sua parte para que continuemos essa evolução da economia. A vida continua sendo a prioridade, mas não poderia deixar de dar esse passo” finalizou Wellington Dias.
IMPACTO ECONÔMICO
De acordo com o governo estadual a reabertura deverá impactar em aproximadamente 45 mil profissionais que regressarão ao trabalho. Porém as grandes empresas terão protocolos ainda mais rígidos para evitar a contaminação.
“Aproximadamente 45 mil vão entrar em atividade, as grandes empresas irão operar com 50% da capacidade. Mais ou menos 5% dos que estavam em isolamento social poderão voltar de forma organizada as atividades. Daqui a pouco vamos aprender e com mais segurança ampliar a flexibilização, esse primeiro passo pode ser maior ainda de acordo com o que for realizado até o dia 15 e posteriormente o dia 22” disse o gestor.
VOLTA DE OUTROS SETORES
Wellington explicou também sobre como poderá ser retomado o trabalho de outros setores, e revelou que está dialogando também com instituições religiosas.
“Estamos trabalhando para garantir os protocolos desses três setores, a partir de hoje estamos prontos para trabalharmos outros protocolos e também as instituições religiosas. O objetivo é ter o protocolo geral e também o específico, para evitar a transmissão dentro dos templos. O setor industrial estamos trabalhando com cada município para com segurança retomar o regime de produção” finalizou o governador.
Por Tarcio Cruz
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Portal Douglas Cordeiro
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.