Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Saúde de Assunção do Piauí promove palestra sobre direitos sexuais reprodutivos, gravidez na adolescência e prevenção de IST

O evento faz parte das ações do Selo Unicef – Edição 2017/2020.

Compartilhar

 

A Secretaria de saúde do município de Assunção do Piauí, junto à equipe intersetorial do Selo Unicef – Edição 2017/2020 realizou , na manhã desta quinta-feira (27), na Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis , palestra sobre diretos sexuais reprodutivos, gravidez na adolescência e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com o palestrante, Dr. Luciano Mourão (Professor de Biologia e Médico Infectologista).

Participaram do evento: profissionais da saúde, educação, mobilizador do NUCA , articulador do Selo Unicef ,entre outros membros da sociedade.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde sexual integra elementos físicos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual (todos nós) por meios que sejam positivamente enriquecedores e que potencializem a personalidade, a comunicação e o amor. Ou seja, a mensagem correta sobre saúde sexual é de vivência feliz, satisfatória e de respeito à individualidade de cada pessoa, valorizando as relações pessoais e a identidade.

Direitos reprodutivos

Direito das pessoas de decidirem, de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas. Direito a informações, meios, métodos e técnicas para ter ou não ter filhos. Direito de exercer a sexualidade e a reprodução livre de discriminação, imposição e violência. 

Direitos sexuais

Direito de viver e expressar livremente a sexualidade sem violência, discriminações e imposições e com respeito pleno pelo corpo do(a) parceiro(a). Direito de escolher o(a) parceiro(a) sexual. Direito de viver plenamente a sexualidade sem medo, vergonha, culpa e falsas crenças. Direito de viver a sexualidade independentemente de estado civil, idade ou condição física. Direito de escolher se quer ou não quer ter relação sexual. Direito de expressar livremente sua orientação sexual: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, entre outras. Direito de ter relação sexual independente da reprodução.

Direito ao sexo seguro para prevenção da gravidez indesejada e de DST/HIV/AIDS. Direito a serviços de saúde que garantam privacidade, sigilo e atendimento de qualidade e sem discriminação. Direito à informação e à educação sexual e reprodutiva.(Fonte:Fiocruz).

Fotos:Valter Lima | Tapuio Notícias

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação | Valter Lima

Mais de Saúde