O Sistema CNA/Senar e as Federações do Nordeste se reuniram, na quarta (29), com a ministra Tereza Cristina e integrantes do Ministério da Agricultura para discutir o planejamento e alinhar as ações prioritárias do AgroNordeste.
O programa foi lançado em outubro pelo governo federal para promover o desenvolvimento do Nordeste com assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Piauí, deputado Julio Cesar, foi designado coordenador geral.
"O foco do programa é o desenvolvimento do pequeno e médio produtor de municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais. O foco é auxiliar esses produtores a expandir a produção e a comercialização, alcançando novos mercados, mais de 25 mil propriedades serão atingidas diretamente, no Piauí serão mais de duas mil. É um programa sem precedentes, e com grande apoio do Agronordeste, programa do governo federal", lembrou Julio Cesar.
O Senar já mobiliza produtores rurais e capacita técnicos de campo para iniciar a assistência técnica e gerencial nas propriedades rurais.“Essa é uma grande oportunidade para ajudar o produtor e mudar a realidade do meio rural nordestino com tecnologia”, afirmou o presidente da CNA, João Martins. “Vamos tornar o produtor mais eficiente e diminuir a desigualdade na região.”
Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, os produtores rurais do Nordeste precisam alcançar um nível de capacitação hoje visto em outras regiões do Brasil, e segundo ela o Senar tem experiência para essa assistência técnica. "Conto muito com o Senar, a metodologia de vocês é uma das melhores que existe, eu quero ver aquelas pessoas com assistência técnica e renda”, disse.
O Senar está mobilizando produtores rurais e capacitando técnicos de campo para iniciar a assistência técnica e gerencial nas propriedades rurais.
Fotos:AsCom
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.