Educação de Assunção do Piauí inicia ações do Programa Busca Ativa Escolar
O programa faz parte da iniciativa global Fora da Escola Não Pode, do Unicef.
A Prefeitura de Assunção do Piauí fez a adesão à plataforma Busca Ativa Escolar, por meio da Secretaria Municipal da Educação, para ampliar o resgate a crianças e jovens fora da escola em solo assunçãoense , fortalecendo , dessa forma, o combate ao abandono escolar na Rede Municipal de Ensino, programa criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.
As ações diretas do Busca Ativa Escolar no município de Assunção do Piauí iniciaram na manhã desta terça-feira (5), com abertura oficial solene e atividades na identificação de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Previamente, a Secretaria da Educação de Assunção do Piauí realizou Encontro de Formação Intersetorial da Busca Ativa Escolar para a apresentação da metodologia social e da ferramenta tecnológica.
A programação de hoje (5) contou com a presença da Secretária de Educação local, Antonia Alves, do Articulador do Selo Unicef, no município, Gilberto Farias, Coordenadores Escolares e Agentes de Saúde. Após abertura solene, os profissionais envolvidos começaram os trabalhos, de casa em casa, na sede do município, visando à identificação do público alvo do programa.
Essa ação, no município de Assunção do Piauí, faz parte das atividades que visam a conquista do Selo Unicef , iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.
Sobre o Busca Ativa Escolar
Projeto do Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o Busca Ativa Escolar é uma ferramenta gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio do projeto, municípios e Estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
O projeto reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
Fotos: Valter Lima/Tapuio Notícias
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.