Celebração da Paixão de Cristo reuniu dezenas de fiéis, na tarde de ontem, 30, em São Miguel do Tapuio, no Piauí. Católicos acompanharam a procissão e encenação da Via Sacra da Paróquia de São Miguel Arcanjo.
A Procissão deu início às 16h30min com percurso saindo da Igreja Matriz até a capela de Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Canto. A encenação foi realizada por jovens que compõem o grupo EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e acompanhada por centenas de fiéis.
A Sexta-Feira Santa é o único dia do ano litúrgico católico em que não há celebração de missa, apenas distribui-se comunhão durante ação litúrgica.
O Tríduo Pascal começou na quinta-feira (29), com celebração da instituição da Eucaristia e missa do Lava Pés. Ontem, sexta-feira, celebrada a Paixão de Cristo e hoje, 31, no sábado é celebrada a Vigília Pascal. As solenidades terminam no domingo de Páscoa, com a celebração da Ressurreição de Cristo.
A tradição da veneração e da meditação da Via-sacra, desenvolveu-se e consagrou-se com a piedade cristã
Dom Estêvão Bettencourt, OSBM, da revista ‘Pergunte e Responderemos’, de número 26, de fevereiro de 1960, fala-nos sobre a tradição do valoroso exercício de piedade que é a Via-sacra.
Segundo o bispo, a Via-sacra é um exercício de piedade, no qual os fiéis percorrem mentalmente o caminho de Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Esse exercício muito antigo, que remonta os primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até a Via-sacra, como conhecemos em nossos dias.
Fotos:Filipe Germano
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Encenação da Via Sacra
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.