Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Município de São Miguel do Tapuio sofre redução de 172km² em sua área territorial

De acordo com o IBGE, o município computou redução em sua área territorial, passando de 5.207 km² (dados do IBGE em 2008) para 5.035km², em 2016.

Compartilhar

 

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Piauí foi o terceiro Estado brasileiro que mais sofreu alteração territorial em 2016. Segundo o levantamento, os limites de 9 municípios piauienses foram alterados.

Os dados são uma atualização dos Mapas Municipais para fins estatísticos das Estimativas Populacionais 2016.

O município de São Miguel do Tapuio, localizado no centro norte do Estado, que sofreu alteração em seu território em 2016, computou redução em sua área territorial, passando de 5.207 km² (dados do IBGE em 2008) para 5.035km², em 2016, uma redução de 172km².

No total, 108 municípios brasileiros sofreram alterações no ano passado. Os dados levantados pelo IBGE têm como base as atualizações da Divisão Político-Administrativa Brasileira (DPA).

Lidera o ranking nacional de Estados com maiores números de alterações em seus municípios o Estado de Alagoas, com 25 cidades alteradas. Em segundo lugar figura a Bahia, que também teve 25 alterações limítrofes. Piauí e Pernambuco aparecem com 9 mudanças.

O deputado estadual e ex-presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí, Antônio Félix informou que desde 2000 está havendo uma revisão territorial nos 224 municípios piauienses devido às irregularidades em seus territórios.

O parlamentar ressalta que o IBGE só reconhece as alterações após entendimento das prefeituras com a Comissão de Estudos Territoriais. Após o acordo, é criado um projeto de lei de alteração do limite do município, que só passa a valer se for aprovado em plenário e sancionado pelo governo do Estado.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Filipe Germano

Mais de Geral