Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Batizado e troca de Graduação marcam 4ª Copa Integração de Capoeira

Evento foi realizado em São Miguel do Tapuio e envolveu 120 atletas

Compartilhar

 

Vários capoeiristas comandados pelo “Mestre Anum Humberto”, participaram nos dias 26, 27 e 28, da 4ª Copa Integração de Capoeira, em São Miguel do Tapuio. As competições aconteceram no Ginásio Poliesportivo Municipal do Bairro Matadouro.

 De acordo com a organização, 120 atletas, sendo 10 alunos de cada cidade participaram da competição, com batizado e troca de graduação.

Cidades participantes: Castelo do Piauí, Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, São João da Serra, Juazeiro do Piauí, Piripiri, Sigefredo Pacheco, Quiterianópolis (CE), Canindé (CE) e Teresina.

Para o capoeirista Humberto, essa foi, sem dúvidas, a melhor copa já realizada em São Miguel do Tapuio.

CAPOEIRA

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural.

Em novembro de 2014, a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral