Mais de 25 milhões de brasileiros sacaram o abono salarial do PIS no ano de 2016. A previsão do Governo Federal é que este número não se distancie muito em 2017.
Atualmente o abono salarial corresponde a um salário mínimo. É um dinheiro extra para ajudar a deixar as contas em dia. Não possui qualquer relação com o décimo terceiro salário ou FGTS. O seu saque é totalmente a parte e independente.
Abono do PIS – Quem tem direito?
O pagamento do abono salarial é um direito do trabalhador de acordo com a CLT. Todos os funcionários devidamente regularizados e com carteira assinada podem receber o benefício no ano seguinte. Mas algumas regras devem ser obedecidas.
Podem receber o abono do PIS funcionários da rede pública ou privada com carteira assinada por ao menos 30 dias no ano anterior. É necessário também está devidamente cadastrado no PIS (Programa de Integração Social).
Calendário do Abono do PIS
O calendário do abono salarial costuma obedecer uma regra bem simples: a data de aniversário do trabalhador. O período de avaliação para saber se trabalhador brasileiro possui direito ao benefício vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.
Na virada do ano já começa o direito do recebimento. O primeiro critério usado é a data de aniversário do contribuinte. Se o aniversário em 5 de outubro, por exemplo, o mês de outubro será o de liberação do pagamento.
Como realizar o saque do abono do PIS
O saque deve ser realizado sempre em uma agência da Caixa Econômica Federal. O governo instituiu este banco como responsável pelos pagamentos.
Para realizar o saque basta se dirigir até uma agência da Caixa com o documento pessoal com foto e a numeração do PIS. Tradicionalmente a numeração do PIS está escrita na última folha da carteira de trabalho, mas você pode consultar online também.
A melhor maneira de não perder tempo e visitar uma agência bancária diversas vezes é consultando a data do recebimento do seu PIS. Basta levar o número de cadastro do benefício a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e conversar com atendente sobre o calendário.
O valor pode ser sacado também em um terminal de autoatendimento quando já estiver liberado na data correta. Neste caso é necessário ter um Cartão Cidadão e a senha.
Até quando posso sacar o Abono do PIS?
O abono do PIS 2017 corresponde ao abono salarial do ano anterior. Neste caso o trabalhador possui o período de 12 meses para realizar o saque. Ou seja: estará disponível até 31 de Dezembro do ano seguinte.
Caso o trabalhador não realize o saque na data devida, infelizmente perde o direito ao pagamento. O abono não é acumulativo como o PIS. O valor fica disponível até a data limite e depois retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Calendário:
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Folha Nacional
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.