Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Congresso das Cidades vai orientar prefeitos a captar e investir recursos

O evento vai acontecer de 13 a 15 de fevereiro de 2016, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)

Compartilhar

 

Os prefeitos do Piauí terão uma oportunidade única de se capacitarem para enfrentar os desafios dos 4 anos de mandato. O Congresso das Cidades, lançado nesta quarta-feira (4) pela TV Cidade Verde, em parceria com Governo do Estado e o Sebrae, vai tirar dúvidas dos gestores e assessores sobre vários assuntos, como a elaboração de projetos que auxiliam na captação de recursos.

O evento vai acontecer de 13 a 15 de fevereiro de 2016, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), e tem apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e do Conselho Nacional do Sesi.

“É uma oportunidade única tanto para os prefeitos eleitos, como para os novatos. Vamos ter a abertura, no segundo dia teremos oficina com o oportunidade de capacitar e orientar os gestores e as equipes técnicas com noções de como organizar um projeto, como fazer a licitação, a prestação de contas, como captar recursos em relação às várias fontes que o governo federal disponibiliza”, disse o superintendente da Caixa, Elizomar Guimarães, durante entrevista ao Jornal do Piauí.

A Caixa vai participar do Congresso e tem como principal objetivo auxiliar os prefeitos na elaboração desses projetos. “Nós sabemos que os recursos são extremamente limitados. Quem tiver uma equipe técnica qualificada e tiver condição de preparar o projeto e apresentar, sairá na frente dos demais”, destaca o superintendente.

Segundo ele, com a atuação de deputados federais e senadores, os recursos chegam aos municípios, mas muitas vezes se tornam insuficientes por conta do tempo perdido na elaboração de projetos.

“O recurso vem, mas muitas vezes o município não consegue entregar o projeto como se precisa ser entregue, quanto a documentação necessária. Aí termina você levando 2 anos para começar a utilizar os recursos e, muitas vezes, os recursos já não são mais suficientes para executar o referido projeto. Queremos tirar essa dificuldade da maioria dos municípios”, afirmou.

O superintendente destaca ainda que em momento de crise, novas alternativas devem ser criadas para o enfrentamento das dificuldades. “No momento de vacas gordas, todo mundo é bom gestor. Agora no momento que estamos vivendo, um momento diferente, o que é mais importante é buscar a eficiência na gestão. Sem a informação e sem a formação das pessoas que trabalham na administração pública, você não consegue encontrar alternativas de viabilidade da gestão. Em momento de crise, a iniciativa privada busca capacitação, na gestão pública não pode ser diferente. Participar de um congresso, onde você terá palestrantes de renome nacional no que diz respeito a gestão pública, capacitação, captação de recursos, só ajuda, Você vai sair de lá após três dias com uma outra visão para melhorar o seu município”, afirma.

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

Cidade Verde

Mais de Geral