Oito novos tremores de menor intensidade foram registrados no município de Vargem Grande após o abalo de 4.7, que assustou em parte do Piauí e Maranhão na manhã da última terça-feira (03).
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, o maior registrado foi de 3.0 às 12h50, e o menor foi de 1.5. Todos tiveram como epicentro o município de Vargem Grande (MA) e foram imperceptíveis para a população.
Já o Observatório de Sismologia da UnB explica que aproximadamente 50 réplicas do tremor foram registradas, porém, de baixa intensidade e inclusive inperceptível pela população. "Somente dois chegaram a ser acima de três graus e poderiam ter sido notados, mas os outros foram na média de 1.5", disse o sismólogo Juraci Carvalho.
Ele afirma ser normal que nos próximo dias sejam registrados mais tremores de baixa intensidade. "É raro ocorrer um terremoto de magnitude igual ou maior ao que aconteceu ontem, de 4.7", explica.
Entenda o caso
Um tremor de terra de magnitude 4,7 na escala Richter atingiu na manhã desta terça-feira (3) várias cidades do Piauí e do Maranhão. O epicentro, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), foi na cidade de Vargem Grande (MA), 230 quilômetros de Teresina.
"A acomodação de placas causou esse tremor de terra, as orientações que temos é que os prédios públicos sejam evacuados e os mais velhos devem ser analisados para saber se houve algum comprometimento. Já os prédios privados devem procurar especialistas para analisar se houve algum comprometimento na estrutura”, disse o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares.
Na sede dos Correios, localizado no centro de Teresina os funcionários deixaram o prédio temendo que ele desabasse. Uma funcionária dos Correios relata momentos de terror. "Ouvi um barulho alto e depois começou o tremor. O computador, o telefone, que estava em cima da mesa, nós ficamos abalados e saímos correndo para fora do prédio", contou Izabel Tavares.
O tremor foi sentido por pessoas que estavam em prédios altos. Há relatos do ocorrido também na cidade de São Luis no estado do Maranhão.
P U B L I C I D A D E
Portal AZ
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.