Chuvas sinalizam início do período chuvoso no Município de São Miguel do Tapuio e demais regiões circunvizinhas
O período chuvoso vai até maio de 2017, de acordo com meteorologia
O município de São Miguel do Tapuio registrou, literalmente, no início da semana (na manhã deste domingo e desta segunda), ocorrências de chuvas, sinalizando o início do período chuvoso. De acordo com informações, as chuvas caíram de forma geral em solo tapuiense. Os municípios circunvizinhos também tiveram ocorrências de chuvas, conforme informações de moradores.
Desta forma, o período de calor intenso e baixa umidade relativa do ar, característico dos quatro últimos meses do ano, definitivamente, chegou ao fim. Conhecido no Piauí como B-R-O Bró, as altas temperaturas que comumente são registradas entre os meses de setembro e dezembro já deram lugar a um clima mais ameno, ou seja, “friozinho”.
De acordo com Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, o período chuvoso, que vai de dezembro deste ano a maio de 2017, deve ser menos intenso que o observado nos últimos anos. E o que explica este fenômeno é a atuação de duas zonas de convergência (locais de interação entre ventos). A primeira delas é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que favorece um volume maior de chuvas no sul do Estado.
A Zona de Convergência Intertropical atua sobre o centro-norte do Piauí, e deve provocar menos chuvas que as que cairão sobre a região sul, influenciada pelo aquecimento das águas do oceano atlântico. “As precipitações vão se intensificar a partir do mês de fevereiro de 2017, em Teresina e nas cidades do centro-norte. Até lá, teremos chuvas isoladas e abaixo da média”, conclui Sônia Feitosa.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.