De acordo com informações repassadas com exclusividade ao TAPUIO NOTÍCIAS, por um advogado que não quis ter o nome revelado, mais de quinhentos beneficiários do INSS de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí, moveram ação de cobrança indevida, em virtude de empréstimos consignados fraudulentos, realizados por financeiras/e ou representantes. Conforme o advogado, as ações foram protocoladas via advogado e já se encontram sob vistas do juiz local, onde serão acionados os bancos de créditos e intimados para prestar esclarecimentos os responsáveis pela efetuação dos dados das vítimas.
O advogado acrescentou à reportagem do Tapuio Notícias, que esses processos estão em andamento na justiça e que os responsáveis pelos danos ou lesão à dignidade das vítimas podem ser penalizadas até mesmo com a prisão. “As vítimas estão vivendo um verdadeiro pesadelo, já que não conseguem pagar suas contas básicas, devido a contração do débito forçado” - frisou outro advogado da região.
Essa modalidade de crédito, uma das mais baratas do país, vem sendo utilizada com frequência por estelionatários para ganhar dinheiro à custa de idosos aposentados. Muitas vezes, os criminosos pegam os dados documentais das vítimas e realizam as fraudes sem que as mesmas tenha conhecimento. Ou seja, às vezes, aposentados arcam com descontos em seus salários para o pagamento de empréstimos que nunca contraíram.
Orientação para as vítimas
De acordo com juristas e órgãos especializados em combate a fraudes, os golpes do empréstimo consignado podem contar com o auxílio de supostos correspondentes financeiros aliados a quadrilhas de estelionatários, servidores públicos que colaborem com o vazamento dos bancos de dados e até mesmo funcionários de bancos. Portanto, muitas vezes não há o que fazer para se proteger. No entanto, certas condutas podem dificultar a ação de bandidos.
ATENÇÂO
Primeiro, tenha cuidado com seus documentos e dados pessoais. Não passe informações como RG, CPF, número da conta bancária, endereço residencial e número do benefício do INSS para estranhos, principalmente por telefone ou pela internet. Desconfie de supostas promoções e lembre-se de que bancos e instituições públicas, como o INSS, em geral não solicitam dados por telefone ou e-mail. Também evite deixar cópias de documentos em lojas ou em financeiras e não permita que ninguém retenha seus documentos, o que, aliás, é ilegal. Em caso de perda ou roubo de documentos, é dever do cidadão fazer registro de ocorrência. Também é aconselhável comunicar o fato a órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa). Assinaturas também podem ser usadas para fraudes. Portanto, não assine documentos em branco nem sem lê-los atentamente. Em segundo lugar, evite recorrer a intermediários quando quiser fazer empréstimo consignado.
P U B L I C I D A D E
Fotos relacionadas
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.