Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Federação alerta que um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado

No Piauí, a doença pode está associada a falta de informação

Compartilhar

 

A Federação Internacional do Diabetes afirmou que um em cada dois adultos com a doença não está diagnosticado, e, por consequência não tomas os devidos cuidados.

Dados da federação mostram que a doença segue crescendo em todo o mundo. Ao todo, 415 milhões de adultos viviam com diabetes em 2015. A previsão é que esse número chegue até 642 milhões em 2040.  De acordo com a federação, 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos por meio da adoção de hábitos saudáveis.

No Piauí, a presidente da Associação de Diabéticos do Estado, Jeane Melo, disse que muitas pessoas confundem os sintomas com uma doença passageira.

“Existem muitas pessoas no Estado que estão no grupo de riscos. São pessoas obesas, acima de 40 anos e que tem um estilo de vida nada saudável. Essas pessoas não sabem que tem a doença porque quando os sintomas se manifestam, confundem com uma fraqueza ou com um problema de visão, ou até uma anemia. E a doença acaba sendo camuflada. Elas só descobrem quando vão fazer um exame de rotina. E esperamos que esse dado sirva de alerta para a população do nosso Estado”, explicou.

Com a finalidade de conscientizar a população, a Secretária de Saúde do Estado promoverá em parceria com a Associação de Diabéticos, um mutirão que acontece nesta quarta-feira a partir das 17h no Parque da Cidadania.

“Nós já realizamos uma série de ações para alertar aquela pessoa que nem suspeita que conviva com a doença. Muitas delas se assustaram por descobrir por meio das nossas ações que é diabético. Então quando ela descobre, nós sempre encaminhamos para um posto de saúde com todas as informações sobre o diabetes.”, concluiu.

P U B L I C I D A D E

 

 

Portal AZ

Mais de Saúde