Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Ex-prefeito cassado tem candidatura negada tendo como base a lei da ficha

Eleições Municipais 2016

Compartilhar

 

Mais uma candidatura a prefeito foi indeferida pela Justiça Eleitoral, tendo como base a Lei da Ficha Limpa. Desta vez o juízo eleitoral da 83º Zona, na cidade de Paes Landim, negou registro de candidatura a Carlos Alberto Marques (PPS) e Valter Maria Borges (PSDB), que pleiteiam cargos de prefeito e vice-prefeito, no município que fica a 405 quilômetros de Teresina.

A dupla que encabeça a coligação "A Vitória Que o Povo Quer" é a mesma que foi cassada em 2010 por abuso de poder econômico. O então prefeito Carlos, e seu, vice Valter Maria foram denunciados em ação envolvendo o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde. Nas investigações constatou-se que um grupo de servidores continuou recebendo salário do Estado, mesmo sem trabalhar, e depois de o hospital da cidade ser municipalizado.

Na época, como Carlos havia ganho a eleição por apenas 11 votos de diferença, quem assumiu a gestão foi Jildetina Mauriz (PSDB), e o seu vice Antônio Nazareno Batista Ferreira.

O juízo entendeu que o caso "pende a causa de inelegibilidade", disposta no art. 1º, inciso I, alínea 'd' da Lei Complementar 64/90, que diz que estão inelegíveis "os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes".

A decisão ainda cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Na cidade de Paes Landim, quem também disputa a prefeitura é Gutemberg Moura de Araújo, o Gutim (PT), tendo como vice Josimá (PRB). A chapa é apoiada pelo atual prefeito Valdivino Dias.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Apoliana Oliveira/180 graus

Mais de Política