Serviço de inteligência será pauta de reunião dos secretários de Segurança do NE
O secretário Fábio Abreu vai mostrar a experiência do Piauí nessa área.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, participa, nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (1º), em Fortaleza/CE, de reunião com secretários de Segurança e chefes de Inteligência dos estados do Nordeste. Dentre as pautas estão planejamento de ações integradas para fortalecer o trabalho das polícias e estreitar a troca de informações dos serviços de inteligência e controle efetivo das divisas.
De acordo com o secretário, a reunião foi motivada pelos ataques aos ônibus e atuação de facções criminosas no Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. “Após esses ataques, nós, secretários de Segurança dos estados do Nordeste, estaremos reunidos para traçar estratégias no sentido de nos defender em relação, principalmente, à infiltração e instalação de algumas facções. Vamos discutir questões práticas como o reforço das divisas, bloqueio de celulares em presídios. O bloqueio é algo irreversível. Não podemos retroceder e nem nos intimidarmos com a possibilidade de não instalarmos os bloqueadores nos presídios”, informa o gestor.
Durante o encontro, Fábio Abreu vai propor a integração dos setores de inteligência e destaca que o Piauí é referência na área. “Os profissionais do Piauí são referências quando se trata de serviço de inteligência. Eles são sempre solicitados para dar instruções, passar conhecimento, falar sobre o que estamos desenvolvendo, como é o caso do estado do Rio de Janeiro que sempre recorre a esses profissionais. Então, temos como dar esse apoio, passar a experiência do Piauí para que os outros estados também consigam desenvolver ações nesse sentido”, frisa Abreu.
O secretário ressalta que não existe nenhuma facção criminosa dominando ou infiltrada no Piauí. “Algumas características do nosso estado têm evitado que esses grupos consigam se instalar por aqui. A primeira é que temos uma polícia muito unida e forte. Realizamos ações e operações constantemente voltadas contra o principal objetivo das facções que é o lucro com o tráfico de drogas. A gente tem fortalecido a divisão de entorpecentes do nosso estado e temos atuado fortemente nesse sentido e realizando prisões. A outra é a parte da inteligência. Nosso objetivo agora é fazer essa integração com os demais estados do Nordeste, principalmente com nossos vizinhos Ceará e Maranhão. Observar o que eles vêm fazendo para controlar as ações de facções e passar o que nós temos de produtivo, como nós temos conseguido resistir, e resistir fortemente a atuação desses grupos criminosos”, enfatiza Fábio Abreu.
P U B L I C I D A D E
Portal do Governo do Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.