Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Governo levará educação básica às comunidades terapêuticas do estado

O projeto chegará a 15 instituições, beneficiando mais de mil dependentes químicos em tratamento.

Compartilhar

 Gestores tratam de parceria para levar educação a comunidades terapêuticas do estado (Foto:Cendrogas)

Mais piauienses em tratamento da dependência química nas comunidades terapêuticas do estado terão acesso à educação básica de qualidade. O Governo do Estado, por meio da parceria firmada entre a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), amplia o projeto que leva às instituições da capital e do interior educação na modalidade Jovens e Adultos (EJA) e por meio de programas como o Canal Educação e Pronatec.

Inicialmente, o projeto chegará em até 15 instituições e mais de mil acolhidos participarão das atividades. A Cendrogas terá uma atuação direta na parte de monitoramento, acompanhando toda a ação dentro das comunidades terapêuticas. Já a Seduc é responsável por disponibilizar os professores para ministrar as aulas. Além de atenção e acompanhamento do desempenho acadêmico, os participantes ainda recebem livros didáticos e kits de equipamentos para estágio.

“Quando se envolvem com drogas, seja elas lícitas ou ilícitas, a maioria dos dependentes encerram o ciclo de estudos. De outro lado, temos uma grande porcentagem de usuários que sequer chegaram a aprender a ler e escrever. A intenção é ajudá-los na caminhada pós-tratamento para que possam ser reinseridos na sociedade e tenham uma oportunidade no mercado de trabalho”, atenta o coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão.

Para a secretária da Educação, Rejane Dias, a iniciativa é de suma importância e a parceria entre Seduc e Cendrogas vem para fortalecer as ações dentro das instituições que atuam com o enfrentamento às drogas. “Os jovens que passam por esse tipo de problema acabam ficando desestimulados, sem perspectiva de futuro e o projeto chega para mostrar que é possível dar um novo rumo às suas vidas. O que queremos é valorizar essas pessoas e lhes ofertar uma oportunidade, confiando no poder da educação”, ressalta Rejane.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Portal do Governo do Piauí

Mais de Educação