Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Professores da rede estadual participam de formação para aprimorar ensino Fundamental

O Programa TIM Faz Ciência é uma iniciativa dirigida a professores e estudantes que estimula a exploração das operações intelectuais próprias à produção de conhecimento científico.

Compartilhar

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Tim, está promovendo uma formação voltada ao ensino de Ciências para professores e estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino.

Com o tema O programa TIM Faz Ciência e os Saberes Disciplinares, a formação contempla 40 professores e 1.200 alunos. Durante esta formação, os professores receberam uma coletânea de 8 cadernos para orientá-los na condução das atividades propostas pelo programa em sala de aula.

"Estamos sempre preocupados com o ensino de Português e Matemática e acabamos por deixar um pouco de lado as outras disciplinas. Então, estamos promovendo essa formação que vai orientar os professores como trabalhar o ensino de Ciências nos anos iniciais, junto a esses alunos que vêm poliestimulados", explica Rizalva Cardoso, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, da Seduc.

Lilian Faversani, Pedagoga (FEUSP) com especializações em Psicanálise e Infância (FEUSP) e em Magistério do Ensino Superior (PUCSP), é a formadora do Instituto Tim que está ministrando o curso aos professores do Estado.

"Nós montamos um projeto que tem atividades de todas as áreas do conhecimento, mas que tornam evidente o uso de ferramentas de Ciências como critérios de classificação, observação, generalização que vão ser úteis em todas as disciplinas da grade curricular", explica Lilian.

O Programa TIM Faz Ciência é uma iniciativa dirigida a professores e estudantes que estimula a exploração das operações intelectuais próprias à produção de conhecimento científico, como observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar.

O programa deve ser posto em prática nas escolas neste semestre e os professores contarão com mais duas formações nos meses seguintes.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Seduc PI

Mais de Educação