Facebook
  RSS
  Whatsapp

COE recomenda que hospitais isolem pacientes com sintomas de Covid devido à falta de teste

A recomendação foi dada na manhã desta quarta-feira (10) durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Compartilhar

 Foto: Ascom/Sesapi

Os pacientes que estão com sintomas de Covid-19 ou com síndrome respiratória aguda que procurarem os hospitais do estado devem ser isolados, devido a falta de teste para o diagnóstico da doença. A recomendação foi dada na manhã desta quarta-feira (10) durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Na reunião foi mantida a decisão de recomendação do uso de máscara para idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos (baixa imunidade), gestantes e trabalhadores da saúde.

A diretora de Vigilância e Atenção a Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, informou que do ano passado até o momento 76 pessoas morreram de Covid-19. Foram duas na primeira semana de janeiro deste ano, e oito no mês de dezembro.

“Nas análises feitas nos óbitos foi detectado que a maioria está relacionada a faixa acima de 60 anos e com comorbidades, por isso estamos reforçando a vacinação, principalmente para esses grupos”, afirmou.

Segundo ela, tem aumentado o número de casos de Covid do final do ano até agora, e por isso o COE está recomendando que a Sesapi aumente a oferta de leitos em Teresina e no interior.

Cristiane Moura disse que foram solicitados ao Ministério da Saúde mais 17 mil testes de Covid, que ainda não chegaram. Hoje ainda devem chegar mais de 40 mil doses da vacina bivalente.

Todos os integrantes do COE também reforçaram a necessidade de vacinação para evitar que a doença se agrave e que aumente os casos no estado.

“A orientação é para quando o paciente chegar no hospital não tentar fazer teste, porque não tem teste, é trabalhar com o paciente como se fosse covid. Colocá-lo numa ala covid, começar a trabalhar com precaução, porque vou evitar a transmissão da influenza ou mesmo da covid. É uma medica necessária em qualquer serviço”.

Cristiane Moura Fé esclareceu que as internações devem ocorrer nos casos mais graves de sintomas suspeitos de covid.

“Existe o contaminado que está positivo e está assintomático e esse é o difícil de detectar já que não tem teste, mas o paciente sintomático já isolo e começa a trabalhar com ele. Não deixar de atendê-lo pois a comorbidade que ele pode estar se queixando pode ter camuflado a covid”.

Fotos relacionadas

Fonte: Por Yala Sena / Cidade Verde

Mais de Teresina