Facebook
  RSS
  Whatsapp

Antônio Ferreira de Sousa Revelação literária piauiense conquista críticos com poesia e prosa

Professor resgata autoestima e alcança sucesso com obras de diferentes estilos.

Compartilhar

 Professor resgata autoestima e alcança sucesso com obras de diferentes estilos/Foto: Reprodução.

São Miguel do Tapuio, no Piauí, pode não ser um polo cultural conhecido no país, mas vem revelando talentos nas artes literárias. É de lá que vem o professor e escritor Antônio Ferreira de Sousa, autor de poemas, crônicas, letras de música e romances que têm conquistado elogios da crítica especializada.

Após passar por dificuldades financeiras e familiares, Antônio encontrou nos versos uma forma de extravasar seu lado sensível e reflexivo. “Fui uma pessoa que já poderia ter desistido de tudo, mas encontrei na arte da poesia uma segunda chance para sobreviver”, define.

A veia artística se manifestou de forma inesperada, quando o escritor compôs um poema em homenagem ao ator Domingos Montagner, falecido em 2016. A repercussão positiva o incentivou a mergulhar de cabeça no universo literário, lançando poemas, crônicas, romances e letras de canções em parcerias.

Seu poemário “Os Tons da Alma”, já foi traduzido para o espanhol como “Los Tonos Del Alma”. A obra faturou prêmios em concursos nacionais. Os romances “O Reino Mugh”, um épico de fantasia e aventura, será traduzido para o inglês, e “Serial Killer – Um Círculo de Amor e Morte”, thriller psicológico já lançado também em inglês.

As obras podem ser encontradas em e-book nas livrarias Amazon Kindle e UICLAP. Todas as publicações têm recebido aval positivo dos leitores e da imprensa literária, consolidando o nome de Antônio Ferreira. Ele já foi tema de reportagens e entrevistas, além de participar de saraus, feiras de livro e outros eventos.

Misturando realidade e ficção

Antônio se considera um autor eclético, transitando por gêneros distintos como terror, fantasia e poesia de forma assertiva. “Gosto de misturar realidade e ficção. Acredito que a literatura tem esse poder de nos levar a lugares onde a imaginação não tem limites”, filosofa.

Ele pretende expandir seu alcance como escritor para todo o país. “Já recebi críticas positivas até mesmo de Portugal. Quero que me conheçam em todo o Brasil e quem sabe além das fronteiras”, planeja.

O professor concilia a dobradinha de sucesso nas artes literárias com suas atividades docentes. Ele garante que a sensibilidade conquistada com a escrita criativa o ajuda a ser um profissional melhor. “A literatura amplia nossa percepção do mundo e das pessoas. Isso permite que eu ensine com mais empatia e assertividade”, explica Antônio.

Quem quiser conferir e acompanhar os próximos passos do autor pode segui-lo no Instagram @poetaantonioferreiraoficial.

Fotos relacionadas

Fonte: R7

Mais de São Miguel do Tapuio