Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Estudante morre e mais de 20 alunos ficam feridos em acidente com ônibus escolar no Piauí

A tragédia aconteceu no município de José de Freitas no começo da tarde dessa quinta-feira (14).

Compartilhar

 Reprodução

Uma estudante de 14 anos morreu em grave acidente envolvendo um ônibus escolar na zona rural da cidade de José de Freitas, no começo da tarde desta quinta-feira (14). O óbito foi confirmado ao Cidadeverde.com pela secretária municipal de Saúde, Sara Farias.

De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, 29 estudantes deram entrada no Hospital Nossa Senhora do Livramento, que fica na cidade. A adolescente que morreu é Erica Pereira dos Santos, que teve o óbito constatado na unidade de saúde.

O Samu Estadual foi o chamado para a ocorrência aconteceu por volta de 12h30, com a informação que várias crianças estavam no local e aguardando resgate. Segundo Cristianna Evangelista, coordenadora de enfermagem do Samu Estadual, foram enviadas quatro ambulâncias, sendo uma de José de Freitas, uma do Samu de Teresina, uma de Altos e ainda uma do Samu Estadual.

Das 29 que deram entrada no hospital, algumas foram liberadas com lesões leve e 11 delas foram transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Duas crianças estão em estado grave. A maioria das estudantes está com lesão na cabeça, braços e pernas.

A assessoria de comunicação da prefeitura de José de Freitas confirmou que o acidente aconteceu em uma curva na comunidade Tinguis, na zona rural do município e que o veículo levava crianças com idades entre 10 e 14 anos que estudam na Escola Municipal José Amado de Oliveira. Informações preliminares apontam ainda que o  ônibus estava com a lotação máxima por se tratar do horário de pico do transporte escolar no município.

O portal obteve informação que o motorista do ônibus escolar se apresentou na Delegacia da cidade.

A Prefeitura de José de Freitas mobilizou os servidores das Secretarias de Educação e Saúde para todo atendimento aos estudantes feridos e orientação aos pais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, ao tomar conhecimento do acidente ocorrido com um ônibus escolar municipal na cidade de José de Freitas, enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponibilizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado com todas as suas equipes para atender a ocorrência.

Ao Cidadeverde.com um funcionário do HUT confirmou que oito estudantes deram entrada no hospital.

O enfermeiro Francisco Alex, do Samu, informou que as vítimas estão estáveis.

"As crianças estão clinicamente estáveis, com fraturas e ferimentos confusos. Mais crianças devem ainda ser transferidas para o HUT", informou.

Por volta das 16h30 mais duas crianças foram transferidas do hospital de José de Freitas para o HUT.

Prefeitura garante a apuração criteriosa dos fatos

A prefeitura de José de Freitas garantiu que fará uma investigação criteriosa para apurar as causas do acidente. Segundo a prefeitura, o ônibus é novo.

Veja trecho do comunicado: 

“Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.

O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo.

Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.

A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos”.

Boletim Parcial do HUT

Na tarde de hoje, (14), o HUT foi mobilizado para receber múltiplas vítimas de um acidente grave com ônibus escolar em José de Freitas.

Até o momento 16 pacientes deram entrada, o atendimento foi prioritariamente pela emergência infantil (12 pacientes).

09 pacientes já foram liberados para casa.

01 paciente apresentou indicação cirúrgica de emergência.

Os demais apresentam escoriações e fraturas ortopédicas (nenhuma exposta) e seguem em acompanhamento.

O HUT reitera sua missão de salvar vidas, colocando a disposição o atendimento multiprofissional, incluindo apoio social e psicológico as vítimas e familiares.

***Em atualização

Dr. Italo Costa

Diretor Geral

A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamenta profundamente o acidente ocorrido com um ônibus escolar na tarde desta quinta feira, em uma estrada da zona rural do município.

Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.

O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo.

Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.

A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos.

Fotos relacionadas

Fonte: cidade verde

Mais de Geral