Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Educação Municipal de Juazeiro do Piauí é destaque no IQEM

Em 1º no Território dos Carnaubais, no Índice de Qualidade da Educação Municipal (IQEM) – 2022.

Compartilhar

 Divulgação

O IQEM é o Índice de Qualidade da Educação Municipal (IQEM) é o parâmetro utilizado para aferir a qualidade da educação municipal com o objetivo exclusivo de partilha do produto de arrecadação do ICMS – o ICMS Educação.

O IQEM, por sua vez, tem em sua fórmula de cálculo a componente IDEPIM, parâmetro utilizado para a aferição do desempenho educacional das escolas e de cada uma das redes municipais às quais pertencem, a em de acompanhar a qualidade do serviço educacional ofertado. São considerados três critérios principais: proficiência, taxa de participação e taxa de aprovação.

Esses dois índices, IDEPIM e IQEM, são igualmente importantes e configuram-se como critérios fundamentais de partilha do produto de arrecadação do ICMS – o ICMS Educação. Sobre o ICMS Educacional os resultados envolvem desempenho dos estudantes na avaliação do SAEPI, no 2º ano e defasagem no 5º, sendo que o índice da alfabetização (relativo ao 2° ano) o IDEPalfa obtivemos um resultado de 8,61, enquanto o índice do fundamental (relativo ao 5° ano) IDEPf1 obtivemos um resultado de 4,23 ou seja para um aumento mais significativo no montante de recursos a atenção maior deve estar voltada para a alfabetização na idade certa.

No ano de 2021 Juazeiro do Piauí, ficou na posição 96º entre os 224 municípios, em 2022, que teve seu resultado divulgado ontem, tivemos um resultado bastante significativo ficando 18º posição entre todos os municípios do estado, e ficando em 1º no Território dos Carnaubais. Esse resultado se deve ao compromisso coletivo.

Para  a secretária de educação Vilma Maria, “esse resultado é fruto de um esforço coletivo muito grande, o município conta com uma estrutura organizada por legislações coerentes com a realidade propostas pelo CME, a rede de ensino tem currículo próprio, elaborado pelos próprios educadores com base na BNCC, desde 2018, dispõe de um programa de formação continuada, não só de professores, mas de todos os profissionais que trabalham no apoio à educação garantindo: acesso, permanência e sucesso aos estudantes e temos um projeto permanente de formação às famílias. A gestão pública municipal, também tem investido muito na educação com o cumprimento de plano de carreira que contempla todos os profissionais da educação e na manutenção do ensino. Em meu nome e do Prefeito Wilson Gomes, somos infinitamente gratos a todos que contribuíram para esse resultado”. Finaliza Vilma

Fotos relacionadas

Fonte: Sec. Educação/ Juazeiro do Piauí

Mais de Educação