Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Hospital de Oeiras PI realiza a 1ª cirurgia bucomaxilofacial por vídeo da rede estadual de saúde

Duas pacientes foram beneficiadas com o procedimento considerado pioneiro no estado.

Compartilhar

 Reprodução

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, realizou nesta segunda-feira (12) um procedimento cirúrgico inédito: uma cirurgia bucomaxilofacial por vídeo. Duas pacientes foram beneficiadas pelo procedimento considerado pioneiro na rede pública estadual de saúde.

A artroscopia da articulação temporomandibular em vídeo é uma cirurgia minimamente invasiva que proporciona uma recuperação rápida e tranqüila ao paciente.

“Estamos muito gratos ao Governo do Piauí ao colocar o Hospital Regional Deolindo Couto, pioneiro na realização de cirurgias bucomaxilofaciais por vídeo no estado. Estamos ofertando o acesso a um serviço público de saúde de altíssima qualidade por meio do SUS”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Oeiras, Tays Emanuelly.

A nova especialidade de cirurgia no hospital beneficia toda a população do Território Vale do Canindé. Antes, os pacientes precisavam se deslocar a Teresina para o procedimento.“Com esses novos avanços no centro cirúrgico do Hospital de Oeiras descentralizamos as demandas e facilitamos o tratamento dos pacientes,” afirmou o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

Para o cirurgião bucomaxilofacial, Pablo Diego, os procedimentos representam um marco histórico para a cirurgia bucomaxilofacial no estado do Piauí. “Hoje foram realizados procedimentos cirúrgicos via vídeo de uma forma minimamente invasiva para o tratamento da disfunção para luxação das articulações temporomandibulares. Uma vez realizado esse procedimento, o paciente começa a se regenerar de desconfortos na região de abertura e fechamento de boca, mastigação, condições de dores de cabeça constantes e em gradativos graus que possam levar o paciente é acometida a sair de quadros bem compressivos de dores”, explica o médico.

O cirurgião Samuel Moraes destaca que antes o procedimento era feito de modo aberto, com um corte na lateral do rosto, perto da orelha. “Tinham várias possibilidades de danos faciais, uma morbidade pós operatória maior, sangramento, dificuldades cirúrgicas, tempo de sala, e maior tempo de recuperação do paciente. Hoje esse procedimento foi feito através de vídeo. Foi uma cirurgia vídeo-assistida através de cânulas endoscópicas em que a gente opera o paciente pela tela que é demonstrada no monitor”, afirma.

Para o secretário de saúde, Antônio Luiz, a regionalização da saúde está acontecendo no Piauí com os investimentos que estão sendo feitos.“O plano de expansão da média e alta complexidade está sendo executado e os resultados são novos procedimentos em vários hospitais do interior. Essa cirurgia realizada em Oeiras, por exemplo, é minimamente invasiva e com um menor tempo de recuperação, sem falar na internação mais rápida”, finaliza o gestor.

 

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Mais de Saúde