Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

8° boletim epidemiológico da Sesapi aponta redução de notificações de dengue e aumento de Chikungunya

O Estado não notificou óbitos por Chikungunya em 2023, durante o ano de 2022 foram 08 óbitos registrados em 03 municípios.

Compartilhar

 Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, na manhã da última  quinta-feira (02), dados referentes a 8° semana epidemiológica do ano de 2023. De acordo com o Boletim epidemiológico de arboviroses, o estado registrou redução de casos notificados  de dengue e Zika Vírus e aumento em relação aos casos de Chikungunya.

Enquanto as notificações de dengue e Zika vírus registraram uma redução de 60,7% e 100% respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, os casos de Chikungunya  registraram aumento de 82,9 % em relação as notificações.

Em relação a dengue, foram 779 notificações registradas em 52 municípios durante as 8 semanas epidemiológicas de 2023, enquanto que em 2022 o estado registrou 1.980 notificações em 91 cidades. Barra d’Alcântara, Barro Duro, Miguel Leão, Guaribas e Esperantina são os cinco municípios com maior incidência de casos durante as 8 semanas epidemiológicas. O estado ainda não registrou óbitos por dengue em 2023.

Os dados apresentados no boletim epidemiológico mostram ainda que, em 2023, foram registrados 439 notificações de Chikungunya em 18 cidades piauienses durante as 8 semanas epidemiológicas, ao passo que em 2022 no mesmo período foram 240 notificações provenientes de 26 municípios.  

Angical do Piauí, Água Branca, Regeneração, Esperantina e Barra d’Alcântara são os cinco municípios que apresentaram maior incidência de casos de Chikungunya por 100.000 habitantes durante as 8 semanas epidemiológicas do ano. O Estado não notificou óbitos por Chikungunya em 2023, durante o ano de 2022 foram 08 óbitos registrados em 03 municípios.

CHIKUNGUNYA

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O início dos sintomas ocorre de um a dez dias após a picada do mosquito, podendo chegar a doze dias – o chamado período de incubação. Os sintomas são febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema. Podem ocorrer, também, dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Cerca de 70 % dos indivíduos infectados por febre de chikungunya desenvolvem sintomas.

Sesapi

Mais de Saúde