Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Comissão Intersetoial do Selo Unicef de SMT se reúne para planejamento do 1° Fórum Comunitário – 2021/2024

Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Compartilhar

 

A Comissão Intersetoial do Selo Unicef de São Miguel do Tapuio – PI, reuniu-se na última sexta-feira, 14 de janeiro, para discussão e planejamento do 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef da Edição - 2021/2024.O Fórum Comunitário é uma ação obrigatória que faz parte da metodologia do Selo Unicef e tem como objetivo proporcionar momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Segundo Herton Vieira,  Articulador do Selo em São Miguel do Tapuio, o Fórum é  uma oportunidade para que a sociedade sãomiguelense faça um diagnóstico e proponha ações para melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do  município.

 O produto final do Fórum Comunitário será um documento chamado de Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes -PAMDCA, que após aprovação pela Plenária, será encaminhado ao Poder Executivo Municipal e amplamente divulgado para que a sociedade cobre dos órgãos competentes a sua execução.

A convocação dos delegados que participarão do 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição - 2021/2024 será feita pelo Prefeito Municipal, Pompilio Evaristo Cardoso Filho, através da Comissão Municipal Intersetorial. A Comissão Intersetorial é composta por representantes das Secretarias Municipais de Educação, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Chefia de Gabinete, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes - CMDCA e representantes dos adolescentes. O Fórum acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro do corrente ano.

Entenda o que é o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é de livre iniciativa dos municípios.

Fotos: Divulgação

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades