Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Promotor do PI se inspira em Manoel Bandeira para denunciar nepotismo

O Promotor de Justiça, Francisco de Jesus Lima , atua na 42ª Promotoria de Justiça de Teresina/PI.

Compartilhar

 

Citando o poema “o bicho” do poeta Manuel Bandeira, escrito em 1947, o promotor de justiça Chico de Jesus, que atua na 42ª promotoria de justiça de Teresina, órgão de execução do Ministério Público do Estado do Piauí, protocolou 02 ações civis públicas para anular nomeações ilegais de servidores em cargos públicos na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, por nepotismo.

Segundo as ações, os atos de nomeações foram realizados com desvio de finalidade, para atender interesse de famílias (nepotismo), contrariando o artigo 103-A, da Constituição Federal e a Súmula vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal; portanto, NULAS.

O MP/PI busca anulações dos atos de nomeações, com efeitos retroativos, recuperações dos valores ilegalmente pagos que, somados, chegam a R$ 1.131.660,93 (um milhão, cento e trinta e um mil, seiscentos e sessenta reais e noventa e três centavos).

Para o promotor de justiça “o poema de Manuel Bandeira é o espelho de injustiças sociais, que devem ser combatidas por toda sociedade, numa construção coletiva, como prática humanitária e igualdade de direitos e oportunidades”.

O Bicho, de Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(RJ/1947)

VEJA AQUI AÇÃO

VEJAAQUI AÇÃO i

Fonte: Site/Pauta Judicial

Foto: TELSIRIO ALENCAR/PAUTA JUDICIAL

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Geral