Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeitura de Castelo do PI lança Programa Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

O prefeito Magno Soares falou sobre o sistema e do incentivo e apoio aos agricultores rurais do município.

Compartilhar

 

Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta segunda-feira (19) o lançamento do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento aconteceu no auditório da SEMED.

O Programa Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é importante para organização do setor produtivo primário do município, com suas produções qualificadas e quantificadas.

Segundo o secretário de Agricultura, Jonas Soares, o programa será de suma importância e uma inovação para os agricultores.

 “É mais uma ação que irá contribuir para o trabalho dos nossos agricultores. Vamos continuar trabalhando para que eles possam ter sempre uma boa produção e, assim, uma boa renda para o sustento de suas famílias. Este projeto visa capacitá-los e auxiliá-los para que tenham um melhor proveito de suas terras e mais rentabilidade”, disse o secretário.

O programa adotará o Sistema Integrado de Produção Mandala ou Projeto Mandala que é uma forma de agricultura familiar autossustentável peculiar, onde se utiliza os próprios recursos naturais, aproveitando ao máximo todos os elementos ambientais locais (água, terra, sol, vento, e vegetação nativa) e as criações animais das próprias pessoas interessadas, economizando meios e recursos, reutilizando a água e reciclando nutrientes a partir dos excrementos dos animais e da compostagem, entre outros.

O prefeito Magno Soares também falou sobre o sistema e do incentivo e apoio aos agricultores rurais:

“Desde que assumimos o executivo municipal, temos trabalhado para incluir os nossos agricultores em programas e projetos para que eles tenham um suporte maior durante o trabalho de produção e, desta forma, tenham sua renda e sustento familiar. Com este auxílio, conseguimos aumentar a produção e geração de renda nas comunidades. Este é mais um programa que iremos implantar e que, sem dúvidas, será muito eficaz para os nossos agricultores e impulsionará ainda mais a agricultura familiar do nosso município”, disse o gestor.

Estiveram presentes no evento o prefeito da cidade de Buriti dos Montes, Olavo Júnior, vereadores Anderson Lima, Tomaz Almeida e Nina Silva, secretário de Meio Ambiente, Joelson Vieira, secretária de Assistência Social, Graça Silva, Francisco Antônio, da EMATER, além dos presidentes de associações comunitárias, José Garcia (Angico Branco), Cleidiane (Fazenda Nova) Adriano (Bom Jardim), Gilmar (Açude Várzea), Carlinhos (Espinhos), Alves (Itaúna), Geandelan (Alegre 1), Jean Mineiro (Buriti do Sobrado), Antonia Elionente (Lago Verde), Ana Célia (Palmerinha) e José Luís (São José de Dentro).

Fonte: SECOM

FOTOS: Igo Rafael

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Cidades